Cartão do Cidadão – para que serve e quem tem direito?

Cartão do Cidadão – para que serve e quem tem direito?

Para quem recebe benefícios sociais ou trabalhistas o Cartão do Cidadão pode simplificar a vida! Quer saber mais? Veja aqui.
13.4.2022
7 minutos
Cartão do Cidadão – para que serve e quem tem direito?

Quando pensamos em benefícios sociais e trabalhistas, uma das primeiras coisas que vem à mente é a burocracia que precisa ser enfrentada para garanti-los.

Sendo assim, qualquer maneira de simplificar o acesso aos nossos direitos é sempre bem-vinda. E o Cartão do Cidadão é uma dessas maneiras.

Quer entender quais as vantagens do Cartão do Cidadão, quem tem direito a ele e como solicitar o seu? Então siga conosco neste artigo, pois explicaremos tudo o que você precisa saber!

Para que serve o Cartão do Cidadão?

O Cartão do Cidadão foi criado pelo governo federal em parceria com a CAIXA, visando a simplificar o acesso aos serviços relacionados a benefícios sociais e trabalhistas que são viabilizados pela CAIXA.

Ele pode ser utilizado para sacar benefícios como FGTS, abono salarial, seguro-desemprego e Auxílio Brasil em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA presentes pelo país.

Quem pode solicitar o Cartão do Cidadão?

O Cartão do Cidadão foi criado para as cidadãs e cidadãos que têm direito a benefícios sociais ou trabalhistas e que não tenham conta bancária na CAIXA.

Já quem possui conta individual na CAIXA, como poupança e/ou conta corrente, pode ter seu benefício creditado diretamente na conta, não se fazendo necessária a emissão do Cartão do Cidadão.

É importante salientar que a emissão do Cartão só é permitida a quem de fato tiver benefícios a receber.

Como solicitar o Cartão do Cidadão?

Para quem possui algum benefício social e/ou trabalhista disponível para saque, o Cartão do Cidadão pode ser solicitado pelo telefone 0800 726 0207 – Atendimento CAIXA ao Cidadão – ou presencialmente em qualquer Agência da CAIXA.

Para a fazer a solicitação, tenha em mãos um documento de identificação (RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.) e seu NIS (Número de Identificação Social), NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) ou PIS.

Após a solicitação, o cartão fica pronto em cerca de 20 a 30 dias corridos e é entregue na residência do beneficiário. Ao receber o cartão, é necessário criar a Senha Cidadão para desbloqueio e utilização.

É importante ressaltar que a CAIXA também não tem canais virtuais para a solicitação de segunda via do Cartão do Cidadão.

Então, em caso de necessidade da emissão de uma segunda via, a solicitação deverá ser feita novamente pelo telefone 0800 726 0207 ou em uma agência física.

E como cadastrar a Senha Cidadão?

Há duas maneiras de cadastrar a Senha Cidadão:

Em uma Unidade Lotérica

Para fazer a Senha Cidadão em uma Unidade Lotérica, ligue para o Atendimento CAIXA ao Cidadão – 0800 726 0207 – e compareça à Lotérica mais conveniente para você, portando seu Cartão do Cidadão e um documento oficial, que pode ser:

  • carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
  • carteira profissional (ex.: OAB, CRM etc.);
  • CTPS – modelo informatizado;
  • carteira funcional;
  • identidade militar;
  • carteira de identidade de estrangeiros;
  • passaporte etc.

Em uma agência da CAIXA

Para fazer a Senha Cidadão em uma Agência da CAIXA, não é obrigatória a apresentação do Cartão do Cidadão, basta apresentar algum dos documentos oficiais exemplificados acima.

Caso o beneficiário esqueça a senha, será necessário cadastrar uma nova pelo telefone 0800 726 0207, na opção “cartão e senha do Cartão Cidadão”, ou dirigir-se há uma agência da CAIXA.

Onde é possível utilizar o Cartão do Cidadão?

O Cartão do Cidadão pode ser utilizado para saque de benefícios trabalhistas e/ou sociais, de forma prática e segura, nos terminais de autoatendimento da CAIXA, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, Agências ou Pontos de Atendimento da CAIXA.

Note-se que não é possível fazer saques com seu Cartão do Cidadão na rede Banco24Horas, pois, apesar de a CAIXA ter convênio com a rede, o serviço não se aplica a benefícios federais.

É possível verificar o saldo do seu Cartão do Cidadão em terminais de autoatendimento da CAIXA ou em Lotéricas, estando com o cartão em mãos e utilizando a senha previamente cadastrada.

Também é possível fazer essa consulta pelo telefone do Atendimento CAIXA ao Cidadão, citado anteriormente, 0800-726-0207. Ao entrar em contato, basta selecionar a opção “consulta ao saldo” e fornecer os dados solicitados.

Viu como é simples? Além de facilitar a sua vida, evitando filas para receber seus benefícios sociais e trabalhistas no balcão de uma agência física, o Cartão do Cidadão também é uma opção muito segura para fazer seus saques.

Mas sabemos que mesmo quem tem direito a benefícios trabalhistas e sociais pode se apertar financeiramente em alguns meses. Pensando nisso, o PB Consignado oferece soluções de empréstimos com baixas taxas de juros e muita facilidade! Ficou interessado? Faça já uma simulação.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.