Se você é aposentado ou pensionista, com certeza já ouviu falar na Carta de Concessão do INSS. Mas você sabe sobre o que se trata? A carta de concessão é um documento emitido quando o INSS aprova o seu pedido de aposentadoria, pensão ou auxílio. Por isso, funciona como uma espécie de comprovante do seu direito aos benefícios do Instituto. Nela você encontra alguns dados e informações sobre sua pensão ou aposentadoria.
Como a carta de concessão comprova o seu acesso aos benefícios do INSS, é um documento muito importante caso você queira ir à Justiça para questionar o valor recebido, por exemplo. Ela é útil em qualquer situação que você precise comprovar que recebe o benefício. Qualquer beneficiário do INSS tem acesso à ela. Na carta de concessão você encontra as seguintes informações:
No caso de beneficiários temporários, também é possível conferir a data em que foi ou será feito o último pagamento.
Isso pode ser feito tanto online como presencialmente.
Online
Passo 1: Acesse o portal Meu INSS.
Passo 2: Faça login. Para saber como, acesse nosso artigo sobre como utilizar o Meu INSS.
Passo 3: No menu principal, selecione a opção “Carta de Concessão”.
Passo 4: Pronto! Visualize e imprima o documento.
Presencialmente
Caso você prefira retirar sua carta pessoalmente, é necessário fazer um agendamento.
Passo 1: Acesse o portal Meu INSS.
Passo 2: Faça login. Para saber como, acesse nosso artigo sobre como utilizar o Meu INSS.
Passo 3: Na tela inicial do Meu INSS, selecione “Agendamentos/Solicitações”
Passo 4: Clique em “Novo Requerimento” e escolha a opção “Agendar para Retirada de Extratos”
Passo 5: Escolha “Carta de Concessão do Benefício – Atendimento Presencial”.
Passo 6: Escolha uma data e horário convenientes para retirada. Pronto! Depois disso, é só comparecer na agência e retirar a carta.
Caso a opção para visualizar sua carta ainda não tenha aparecido, talvez seja interessante consultar seu advogado para verificar o status do benefício. Existem três:
Vale lembrar que a solicitação da carta é gratuita e o serviço deve ser feito em até 30 dias. Caso você queira entender melhor os pormenores da carta, consulte um advogado ou ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
Agora que você já sabe tudo sobre a carta de concessão INSS, que tal virar um cliente PB Consignado? Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda aproveita várias outras vantagens do empréstimo consignado.