Benefício do INSS bloqueado por alteração de dados – o que fazer?

Benefício do INSS bloqueado por alteração de dados – o que fazer?

O bloqueio do benefício do INSS pode acontecer automaticamente e gera bastante dúvida. Confira no post os motivos mais comuns e como desbloquear.
19.1.2024
7 minutos
Benefício do INSS bloqueado por alteração de dados – o que fazer?

Se você recebe algum benefício do INSS, como aposentadoria ou pensão por morte, já deve saber da importância de manter seus dados cadastrais sempre atualizados – afinal, caso haja alguma mudança não devidamente comunicada ao Instituto, isso pode acarretar atrasos ou até suspensão de pagamento.

No entanto, caso o beneficiário tenha feito alguma alteração de dados e deseje contratar um empréstimo consignado, é necessário ficar atento: em geral, essa atualização cadastral causa o bloqueio do benefício para novas contratações.

Continue a leitura para entender por que isso acontece e como fazer o desbloqueio após atualizar os seus dados. Vamos lá?

Por que o INSS faz o bloqueio do benefício após alteração cadastral?

Como maneira de prevenir golpes e fraudes, o INSS automaticamente faz o bloqueio de benefícios quando identifica alguma pendência ou irregularidade nas contas dos segurados.

Isso pode significar dados cadastrais discrepantes entre o informado pelo segurado e o cadastrado no banco de dados do INSS, dados bancários diferentes, valor de benefício recebido menor do que o devido, entre outros.

Caso identifique que o seu benefício está bloqueado, é necessário entender qual pode ser a causa e entrar em contato com o INSS para regularizar a situação.

Como identificar o tipo de bloqueio?

No tópico anterior, mencionamos os motivos mais comuns que costumam causar o bloqueio do benefício para a contratação de empréstimos consignados.

Contudo, é essencial entender direitinho o que causou o bloqueio para poder fazer a atualização junto ao INSS e, assim, desbloquear o seu benefício – afinal, documentos específicos podem ser solicitados, a depender do motivo. Confira:

  • bloqueio TBM: esse é o nome dado ao bloqueio que acontece quando os dados informados pelo beneficiário são diferentes do que foi previamente cadastrado no INSS;
  • bloqueio RL: já esse bloqueio acontece quando o INSS identifica que o segurado está recebendo um valor menor do que aquele a que tem direito – assim, é necessário enviar as comprovações necessárias ao Instituto para que ele faça a correção;
  • bloqueio de dados bancários: caso o INSS detecte algum erro nos dados bancários informados pelo segurado, o bloqueio do benefício é realizado até que a situação seja regularizada.

Vale lembrar que, caso o benefício tenha sido concedido recentemente, é necessário esperar o prazo de 90 dias para solicitar o desbloqueio.

Da mesma maneira, caso o segurado tenha solicitado a transferência do benefício, é preciso que aguarde o prazo de 60 dias para solicitar o desbloqueio junto ao INSS.

Quais os documentos necessários para fazer o desbloqueio?

Como mencionamos antes, a razão do bloqueio influencia diretamente os documentos que o Instituto exigirá do segurado. No entanto, a lista abaixo é praxe:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • CPF, RG e data de emissão;
  • número do benefício (NB);
  • endereço completo;
  • nome da mãe;
  • nome do pai.

Além disso, a depender do caso, também é possível que o Instituto peça documentos comprobatórios, como:

Como fazer o desbloqueio após a alteração de dados?

Antes de solicitar o desbloqueio, é necessário que você regularize a sua situação junto ao INSS. Neste post ensinamos como atualizar os dados cadastrais e bancários junto ao Instituto.

Tendo feito isso, vamos para o passo a passo de como solicitar o desbloqueio do seu benefício:

  1. entre no portal Meu INSS, também disponível em versão aplicativo para Android ou iOS, e acesse com suas informações já cadastradas – caso seja seu primeiro acesso, confira aqui como se cadastrar;
  2. na tela principal, digite no campo de busca “Bloqueio” e selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”;
  3. o INSS solicitará algumas informações:
    1. confirmação de número de benefício;
    2. se você é o beneficiário em si ou um terceiro (representante legal ou procurador);
  • confirmar se você deseja bloquear ou desbloquear o benefício;
  1. uma foto de um documento de identificação (RG, CNH, CTPS ou passaporte).
  1. prontinho!

O desbloqueio é muito simples de ser realizado e, além de tudo, é um direito de todo segurado.

Também é direito de todo beneficiário do INSS a contratação de empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais segura e mais em conta de todo o Brasil!

Isso porque o pagamento das parcelas é descontado diretamente do benefício recebido pelo segurado e, dessa forma, as taxas de juros são baixíssimas – as menores do mercado.

Aqui, no PB Consignado, você encontra opções excelentes para começar 2024 com o pé direito. Depois de desbloquear o seu benefício, acesse o nosso site e faça uma simulação gratuita. Esperamos você lá!

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