Se você está pensando em contratar um empréstimo consignado, pode ter se deparado com o termo averbação.
Neste post, vamos explicar o que significa averbação de empréstimo consignado para que você possa fazer o seu contrato sem nenhuma dúvida. Vamos lá?
A averbação de empréstimo consignado nada mais é do que o processo de aprovação de um novo contrato de empréstimo, para que o crédito seja liberado.
O contrato é averbado quando a conclusão do processo é autorizada e o dinheiro é liberado para o contratante – no caso do consignado, a autorização vem do órgão responsável pela sua renda usada na consignação, como o INSS no caso dos aposentados e pensionistas.
É durante a averbação que a instituição financeira faz as consultas junto ao órgão responsável pela renda para garantir que o contratante tem condições financeiras de pagar o empréstimo contratado, analisando a margem consignável disponível e o valor mensal recebido.
Estando tudo certo, a transação segue para a próxima etapa, que é a reserva do valor mensal para o pagamento automático das parcelas, e, em seguida, ocorre a liberação do crédito.
Antigamente, a averbação era um processo mais demorado, podendo ter um prazo de alguns dias úteis. Hoje em dia, com a tecnologia do nosso lado e as contratações digitais, a averbação costuma ocorrer em até 24 horas.
O prazo que as instituições financeiras passam para os clientes costuma ser de um dia útil, mas é comum que o resultado da averbação saia logo após a assinatura do contrato, de modo que o dinheiro caia na sua conta no mesmo dia.
Mas fique atento: a maciça do INSS, momento em que o Instituto dedica todos os seus esforços para analisar e processar o pagamento de seus mais de 38 milhões de benefícios, pode fazer com que a sua averbação seja mais lenta.
Assim, caso você seja aposentado ou pensionista, o ideal é contratar o seu consignado fora desse período, para que o crédito seja liberado mais rápido. Confira o calendário de 2024 da maciça do INSS aqui.
Em geral, o dinheiro cai na sua conta em algumas horas após a averbação do seu contrato ser concluída, mas o prazo pode variar de acordo com a instituição financeira escolhida – vale checar diretamente com ela.
Importante: o valor é depositado na mesma conta em que o contratante recebe seu benefício do INSS ou outra fonte de renda, caso o órgão responsável seja diferente. Isso é feito para agilizar o processo e evitar problemas durante as transações.
Caso a sua averbação não seja concluída, é necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira escolhida par o seu contrato para entender o que aconteceu.
De maneira geral, o empréstimo não é averbado em caso de informações cadastrais incorretas ou solicitação de empréstimo que comprometa um valor acima do disponível como margem consignável.
Após entender qual é o caso, é necessário atualizar as informações cadastrais e, possivelmente, o contratante terá que reenviar a solicitação.
Depois de entender o que significa averbação de empréstimo consignado, você deve estar mais tranquilo para fazer a sua solicitação. Viu como o processo é simples e rápido?
Aqui, no PB Consignado, oferecemos condições excelentes para você contratar o seu, com possibilidade de pagamento em até 96 meses e muita agilidade e segurança durante toda a contratação.
Ficou interessado? Acesse nosso site e faça uma simulação gratuita agora mesmo!