Sem sair de casa você pode mudar seu empréstimo consignado de instituição e obter algumas vantagens em razão disso, como a redução da taxa de juros
Fazer transações financeiras sem sair de casa é uma realidade para muitas pessoas. Pagar contas online evita idas ao banco, dispensa o tempo gasto em filas e proporciona maior comodidade para os clientes.
Porém, quando se trata de empréstimos bancários, muitas instituições ainda exigem a presença do cliente na agência. No PB Consignado do Paraná Banco não é assim. A instituição é uma das pioneiras do Brasil ao ofertar um sistema de autoatendimento em portabilidade de empréstimo consignado. Ou seja, você pode trazer seu empréstimo consignado vinculado a outra instituição para o PB Consignado sem sair de casa1.
Porém, você pode estar se perguntando: quais as vantagens de mudar de instituição no meio do caminho? Vamos falar um pouco sobre elas.
A portabilidade de um empréstimo consignado nada mais é do que o ato de transferir um contrato de crédito de uma instituição para outra. Isso é permitido pela legislação desde 2013, possibilitando que o cliente tenha o direito de escolher com qual instituição deseja se vincular, mesmo durante a vigência de um empréstimo já contratado. Porém, existem algumas vantagens que você pode aproveitar caso decida migrar o seu empréstimo para o PB Consignado.
A principal delas é a taxa de juros. A legislação prevê que na portabilidade de empréstimo consignado a taxa de juros praticada pela nova instituição precisa ser igual ou menor do que a anterior. Sendo assim, pode vir a ocorrer a redução do seu saldo devedor.
Além desta redução, em alguns casos, pode ocorrer a liberação de parte da margem consignável (o valor mensal limite que você pode pagar de parcela). Essa margem liberada pode vir a ser utilizada para realizar um novo empréstimo consignado junto ao Paraná Banco.
E não é só isso: você pode ainda optar por estender o prazo de pagamento do empréstimo consignado objeto da portabilidade2, dentro do limite disponível para cada convênio. Aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, podem parcelar o empréstimo em até 84 meses, mas em alguns convênios esse número pode chegar a 96 parcelas.
A essa altura você já deve ter compreendido que recorrer para a portabilidade de empréstimo consignado do PB Consignado é um bom negócio, certo? Pois saiba que você não precisa nem mesmo ir ao banco ou a uma de nossas lojas para fazer isso1. Com o nosso autoatendimento todo o processo pode ser feito online. Veja como é simples:
Passo 1. Solicite as informações do seu contrato atual (carta DED) de empréstimo consignado junto à instituição financeira original.
Passo 2. Certifique-se de que no documento constam as seguintes informações:
● Número do contrato;
● Saldo devedor atualizado;
● Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
● Modalidade (crédito consignado) e taxa de juros anual (nominal e efetiva);
● Prazo total e remanescente;
● Sistema de pagamento;
● Valor de cada parcela, incluindo o valor principal e os encargos;
● Data do último vencimento da operação.
Passo 3. Feito isso, acesse o site do PB Consignado e simule a portabilidade do seu empréstimo. Se estiver de acordo com os termos, basta seguir os passos e finalizar o processo junto ao PB Consignado.
Não tem segredo. O passo a passo é intuitivo, simples e rápido. Se você precisar de ajuda em qualquer uma das etapas, nossa equipe de atendimento está à disposição para auxiliá-lo online ou via telefone (0800 645 6090).
E aí, que tal conhecer as vantagens que a portabilidade do empréstimo consignado do PB Consignado oferece? Faça uma simulação e comprove como é simples contar com as nossas soluções.
1 Confirmar aplicabilidade no seu Convênio.
2 Opção ao realizar um refinanciamento do empréstimo consignado.