Sancionado aumento na margem do consignado para servidores federais

Sancionado aumento na margem do consignado para servidores federais

A margem consignável para o SIAPE teve aumento. Quer saber para quanto foi? Acompanhe o post e entenda todos os detalhes!
7.2.2023
4 minutos
Sancionado aumento na margem do consignado para servidores federais

Algo que costuma causar bastante burburinho quando surge é a conversa sobre a possibilidade de aumento da margem consignável.

Já faz algum tempo que a margem consignável de beneficiários do INSS aumentou para 45%, mas e quanto aos servidores federais?

Acompanhe o texto e entenda como está a margem do SIAPE e se ela foi aumentada.

Quanto é a margem do SIAPE?

Antes da mudança, a margem consignável para servidores públicos federais é de 35%, sendo 30% destinados a empréstimos consignados e os 5% restantes ao pagamento de cartão de crédito consignado.

No entanto, como você pode ver no próximo tópico, o valor da margem foi alterado.

Houve aumento da margem consignável dos servidores públicos?

No final de novembro de 2022, foi aprovado pelo Senado o aumento da margem de 35% para 45%, que visava acompanhar o aumento aprovado para beneficiários do INSS. No entanto, o aumento inicialmente previsto era até 40%.

Considerando os 45% propostos, a divisão seria a seguinte:

Contudo, em 28 de dezembro de 2022, o ex-presidente da República vetou parcialmente a lei que rege a proposta de aumento, a Lei nº 14.509/22.

E o que isso significa? Bem, o ex-presidente vetou os 5% destinados exclusivamente à amortização de despesas ou saques relacionados com cartão de crédito.

Afinal, qual a nova margem consignável do SIAPE?

Com o veto parcial no final do ano passado, a margem consignável dos servidores federais cresceu de 35% para 40%, tendo como base a Lei nº 14.509/22 que mencionamos acima.

Esse aumento era o originalmente proposto pelo Poder Executivo. Assim, diante da tentativa de um aumento extra por parte da Câmara dos Deputados, a proposta original se manteve.

Então, atualmente, os servidores contam com margem consignável de 40%, sendo ela dividida em:

  • 35% destinados à contratação de empréstimos consignados;
  • 5% destinados à contratação de cartão de crédito.

Quando a margem aumentará para 45%?

Assim como para os beneficiários do INSS, um aumento de margem em 2023 é pouco provável. Isso porque, como vimos, a margem acabou de ser aumentada e alterações frequentes em lei não costumam acontecer.

No entanto, vale a pena ficar de olho nas notícias e acompanhar tudo de perto. Aqui, no PB Consignado, trazemos as informações sempre fresquinhas para você!

Apesar de a margem não ter aumentado para 45%, o aumento de 35% para 40% já pode ser de grande ajuda para os servidores federais. Caso esteja passando por um momento mais apertado e precisando de uma mãozinha, o PB Consignado pode te ajudar.

Aqui, você encontra excelentes opções de empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais segura e com as menores taxas de juros do Brasil, além da possibilidade de pagamento em até 96 meses.

Não vai deixar a oportunidade passar, não é? Acesse agora o nosso site e faça já uma simulação.

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.