A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos brasileiros que, seja por doença ou acidente, não têm condições de continuar trabalhando. Ela se diferencia do auxílio-doença ou auxílio-acidente porque entende que a incapacidade passou a ser permanente, não mais temporária.
Continue a leitura e entenda todos os detalhes sobre essa modalidade de aposentadoria e o que será necessário para solicitá-la em 2024. Vamos lá?
A aposentadoria por invalidez, diferentemente das outras modalidades oferecidas pelo INSS, não tem exigência de idade mínima, uma vez que a incapacidade permanente tem caráter imprevisível e pode acometer o trabalhador a qualquer momento.
No entanto, ainda são necessários alguns requisitos para que o trabalhador receba sua carta de concessão nessa modalidade:
O INSS não dispõe de uma lista fixa de condições que dão direito à aposentadoria por invalidez.
A regra é: o trabalhador que estiver incapacitado de modo permanente para trabalhar em qualquer função por sua condição física ou mental tem direito ao benefício.
No entanto, algumas doenças costumam ter aprovação recorrente. Confira:
Voltamos a ressaltar que, para ter a aposentadoria por invalidez aprovada, é necessário que o cidadão apresente comprovações de sua condição.
Uma esclerose múltipla diagnosticada cedo, por exemplo, ainda não incapacita o trabalhador de modo permanente. Assim, a análise da concessão do benefício é feita caso a caso, a depender da condição apresentada pelo cidadão e do grau de incapacidade que ela causa.
Para ter a aposentadoria por invalidez aprovada, o trabalhador precisa passar por perícia médica junto ao INSS.
É este profissional quem vai determinar se a condição apresentada dá direito ao benefício – caso julgue que a incapacidade não seja permanente, o profissional pode conceder ao trabalhador um benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) até que ele seja reabilitado.
Documentos a serem apresentados nessa etapa são:
Além disso, na perícia do INSS o cidadão responderá a perguntas objetivas para que o perito entenda em detalhes como a incapacidade afeta sua capacidade profissional.
Tendo todos os documentos em mãos – seus documentos pessoais, além dos laudos e exames que comprovem sua incapacidade –, a solicitação do benefício pode ser feita de maneira 100% digital. Basta seguir o passo a passo:
Também é possível fazer a solicitação por meio da central telefônica do INSS, discando o número 135.
O acompanhamento da sua solicitação pode ser feito tanto pelo portal ou aplicativo Meu INSS como pela central telefônica.
Entendeu como funciona a aposentadoria por invalidez e o que é necessário para solicitá-la em 2024? Aposentar-se é um direito de todo brasileiro, e que traz consigo diversos benefícios.
Um dos mais atrativos é a possibilidade de contratar empréstimos consignados, a modalidade de crédito com as menores taxas de juros em todo o Brasil.
Com a gente, do PB Consignado, a contratação é 100% segura e digital e o dinheiro cai na sua conta sem demora. E o melhor: você pode pagar em até 84 parcelas.
Ficou interessado? Acesse agora o nosso site e faça uma simulação gratuita!