A deficiência auditiva, ou surdez, afeta a qualidade de vida de diversos brasileiros ao longo de todo o território nacional – e é bastante comum que essas pessoas não busquem tratamento por falta de recursos financeiros, uma vez que o aparelho de surdez tem o preço bastante elevado.
Continue a leitura e entenda como conseguir o seu aparelho auditivo gratuito pelo SUS. Neste post, trouxemos o passo a passo do processo.
O SUS não apenas fornece como também adapta e acompanha o uso de aparelhos de surdez em praticamente todo o Brasil.
As marcas de aparelhos auditivos e implantes cocleares oferecidas pelo órgão público são as mesmas dos dispositivos vendidos no particular, assim, a qualidade do aparelho de surdez disponibilizado pelo SUS não deixa a desejar quando comparado ao aparelho comprado.
No SUS, o atendimento a pessoas surdas é feito por meio dos centros de saúde auditiva.
Segundo dados do governo federal, em 2021 havia 241 serviços habilitados especializados em reabilitação auditiva. Nesses locais é realizado o diagnóstico e tratamento da deficiência auditiva, além da concessão, adaptação e manutenção dos aparelhos fornecidos à população.
Desses 241, 116 são Centros Especializados em Reabilitação – centros que oferecem pelo menos duas modalidades de reabilitação, sendo uma delas a auditiva – e 125 são Centros de Reabilitação Auditiva na Média e Alta Complexidade – isto é, centros especializados em reabilitação auditiva.
Todos os estados do Brasil contam com pelo menos uma unidade do SUS em que o atendimento a pessoas com deficiência auditiva é realizado, assim, o acesso a aparelho auditivo gratuito é facilitado em todo o território.
Quem apresenta dificuldades de comunicação por conta de perda auditiva é um potencial candidato ao uso de aparelho de surdez e, de acordo com literatura médica e fonoaudiológica, a deficiência auditiva é dividida em 3 categorias.
O aparelho auditivo é concedido desde que haja o parecer favorável da equipe médica, independentemente de em qual classe a pessoa se encaixe.
A determinação da classe da deficiência auditiva é feita a partir de um exame chamado audiometria, que detecta qual o volume mínimo, em decibels (dB), necessário para que a pessoa consiga ouvir determinadas faixas de frequência, em hertz (Hz):
Fonte: Otorrino Brasília, 2024.
São enquadradas na classe 1 as pessoas para quem existe consenso na indicação do uso de aparelho auditivo. São elas:
São enquadradas na classe 2 as pessoas para quem não existe consenso na indicação do uso de aparelho auditivo. Assim, elas são encaminhadas para o uso das próteses caso haja parecer favorável da equipe do Serviço de Saúde Auditiva. São elas:
Na classe 3, são enquadradas as pessoas para quem não há indicação de aparelho auditivo. São elas:
Segundo o Crônicas da Surdez, cerca de 22 mil brasileiros já tinham conseguido seus aparelhos auditivos gratuitamente pelo SUS até 2020.
Os documentos necessários para dar início ao processo são:
Com esses documentos em mãos, basta seguir o passo a passo:
Com esse encaminhamento, você está na fila para receber seu aparelho auditivo gratuito pelo SUS. Mas lembre-se de acompanhar o processo com frequência.
Para isso, siga os passos a seguir:
Os aparelhos fornecidos pelo SUS são passíveis de manutenção ou troca pelo SUS nas seguintes situações:
Em todas essas situações, é necessário que o paciente entre em contato com o centro auditivo que lhe concedeu o aparelho, buscando assistência para o seu caso.
A surdez, assim como outras deficiências, pode afetar sua qualidade de vida se não for tratada. Por isso, é essencial ir atrás dos seus direitos. Agora que você entendeu que é possível conseguir o aparelho auditivo gratuito pelo SUS, não deixe de iniciar o seu processo.
Aqui, no PB Consignado, nos preocupamos com seu bem-estar e, por isso, temos uma página inteira do nosso blog dedicada a conteúdos que tratam desses assuntos. Que tal conferir? Te esperamos lá!