Em agosto de 2023 os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) puderam voltar a fazer empréstimos consignados utilizando o benefício.
A possibilidade havia sido interrompida pelo INSS em março por decisão do governo federal, sob o argumento de que as pessoas que recebem o BPC já estariam em situação de vulnerabilidade social e, ao fazer contratos de empréstimos, poderiam ficar endividadas.
Entretanto, em junho a decisão foi revogada pela nova Lei nº 14.601/2023 e os beneficiários do BPC tiveram o direito de fazer empréstimos consignados conquistado novamente.
A lei estabeleceu novas regras para proteger os beneficiários do BPC e evitar o super endividamento de pessoas vulneráveis e, agora, novos critérios foram criados para a aprovação do empréstimo consignado para esse público.
Quer saber tudo o que mudou? Então, continue conosco!
Antes, todos os benefícios recebidos pelo INSS tinham a mesma margem para fazer consignados, entretanto, nas novas regras a margem de quem recebe o BPC ficou menor do que a das pessoas que recebem outros benefícios, como aposentadoria e pensão por morte.
Sendo assim, para aposentadoria e pensão, a margem é de 45% do valor do benefício, distribuída da seguinte forma:
Já para o BPC a margem será de 35%, com a seguinte distribuição:
Além disso, a nova lei ainda determinou que instituições financeiras que retiverem valores superiores ao limite determinado perderão todas as garantias conferidas por essa mesma lei.
O objetivo dessas mudanças é evitar que a população que recebe o BPC acabe entrando no super endividamento e fique ainda mais vulnerável.
Quem já tem um contrato ativo desde antes da interrupção deve continuar pagando as parcelas normalmente até a quitação, afinal esses contratos seguem as regras antigas.
Portanto, não é permitido que beneficiários que já tenham empréstimos ativos façam refinanciamento ou portabilidade, devendo permanecer com as condições contratadas até o final.
Os novos critérios para que o empréstimo consignado seja aprovado para beneficiários do BPC dizem respeito ao cadastramento obrigatório da biometria, que fará o papel da assinatura do segurado.
Mas ainda há a possibilidade de acesso ao crédito sem biometria quando a contratação for feita diretamente na instituição financeira ou por meio de canais eletrônicos, mas a contratação telefônica não será permitida.
Viu como as novas regras do empréstimo consignado não são complicadas? No momento o PB Consignado não realiza empréstimo para BPC LOAS. O nosso compromisso é sempre trazer as novidades para te deixar informado.