Nem todo mundo sabe, mas o INSS libera um adicional de 25% aos aposentados por invalidez – mesmo que você já receba o teto, que em 2022 é R$ 7.087,22.
Quer entender como isso funciona e saber se você tem direito? Continue acompanhando!
Esse valor adicional concedido pelo INSS tem como objetivo ajudar nos custos daqueles aposentados por invalidez que necessitam do auxílio de uma terceira pessoa para atividades básicas do dia a dia, como higiene, alimentação, vestir-se.
Assim, o adicional de 25% é pensado para ser destinado ao pagamento de um cuidador ou acompanhante para o aposentado.
Em 2021, através do Tema nº 1095, o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que o adicional só pode ser concedido aos beneficiários previstos em lei.
Assim, têm direito ao adicional de 25% os aposentados por invalidez que comprovarem que precisam dessa ajuda de terceiros e estiverem na lista promulgada pelo STF. Atualmente, estes são os casos que o adicional cobre:
A solicitação do adicional é feita pelo portal Meu INSS, também disponível em app Android ou iOS. Caso seja seu primeiro acesso, será necessário realizar um cadastro: ensinamos neste post como fazer.
Após fazer o login no portal ou app, clique em “Novo Pedido”, digite “adicional aposentadoria invalidez” no campo de busca e siga as instruções que aparecerão na tela.
Também é possível fazer a solicitação pelo telefone 135.
Após abrir a solicitação, o INSS fará o agendamento de perícia médica. Na data e hora marcados, basta comparecer portando seus documentos de identificação, exames e laudos médicos que comprovem a incapacidade.
Atenção: em caso de aposentado por invalidez que for incapaz de assinar documentos, o procurador ou representante legal deverá acompanhá-lo à perícia médica do INSS.
O acompanhamento também é realizado pelo portal ou app Meu INSS. Após fazer o login, clique em “Consultar Pedidos” e, em seguida, encontre o seu processo na lista. Após encontrá-lo, clique em “Detalhar”. Na página, será possível verificar o status da sua solicitação.
Lembrando que o INSS tem um prazo de 45 dias corridos para analisar a sua solicitação e dar um parecer.
Caso você seja aposentado por invalidez e esteja precisando de uma mãozinha nas finanças porque ainda não conseguiu o adicional de 25%, lembre-se de que um dos maiores benefícios dos aposentados é a possibilidade de contratação de empréstimos consignados.
Eles são a modalidade de crédito mais segura e com as menores taxas de juros do Brasil. Aqui, no PB Consignado, você encontra opções com condições excelentes: taxas de juros a partir de 1,5% ao mês e possibilidade de pagamento em até 96 parcelas.
Lembre-se de realizar o desbloqueio do seu benefício antes de entrar em nosso site para fazer uma simulação. Te esperamos lá!