Depois de chegar ao momento tão sonhado da aposentadoria, muitos dos beneficiários buscam por tranquilidade e qualidade de vida.
Pensando nisso, neste post elencamos os 6 melhores países para descansar e desfrutar da aposentadoria. Vamos lá?
Essa já é a primeira escolha de muitos brasileiros, tendo em vista que não há barreira tão significativa no idioma – apesar de o português europeu ser bem diferente do nosso em alguns quesitos, a comunicação flui sem grandes impedimentos.
Outros pontos positivos são:
É necessário se atentar, porém, que para se aposentar em Portugal o brasileiro deve portar o visto D7, que é a modalidade destinada a pessoas que contam com uma renda passiva, como a aposentadoria.
Além disso, ter o visto D7 traz diversas vantagens, como poder utilizar o sistema público de saúde, que garante o atendimento completo e praticamente gratuito, e até trabalhar em solo português, como forma de viver 100% a experiência portuguesa ou complementar a renda.
Ainda na Europa, a Espanha é outra queridinha dos brasileiros que querem desfrutar da aposentadoria.
A Espanha conta com paisagens de tirar o fôlego, além de grande repertório histórico e cultural, com diversos espaços ao ar livre que merecem ser explorados. As cidades coloridas e cheias de vida a fazem figurar como um dos principais países para descansar.
Os pontos positivos são:
Assim como em Portugal, a Espanha também conta com uma modalidade de visto para quem tem renda passiva, como a aposentadoria: o visto de residência não lucrativa.
No entanto, este visto não permite que o brasileiro trabalhe em solo espanhol, devendo viver apenas com a sua renda da aposentadoria brasileira. Caso deseje trabalhar, o visto é outro.
O terceiro país da Europa a figurar nossa lista é a Itália, conhecida tanto pela comida deliciosa como pelas paisagens deslumbrantes. Certamente, esses dois pontos já o qualificam como país para desfrutar da aposentadoria, não acha? Mas outros pontos positivos são:
Para morar na Itália como aposentado, é necessário solicitar o visto D, chamado residenza elettiva. Esse visto garante ao brasileiro o acesso ao sistema público de saúde italiano.
Agora, saindo do eixo Europa, o próximo país da lista é o Panamá, que fica na América Central e faz fronteira com Colômbia e Costa Rica. Os principais motivos para o Panamá ser um dos países para descansar na aposentadoria são:
Esse incentivo fiscal inclui isenções sobre imposto de renda e sobre a importação de bens pessoais, descontos em contas de serviço público (água, energia), medicamentos, passagens aéreas e outros meios de transporte, entre outros. Assim, mudar-se para o Panamá não é algo muito custoso e sua aposentadoria vale muito.
Para isso, há um visto específico, o visto de pensionista do Panamá.
Na América do Sul, o Equador é um destino que tem ficado mais famoso entre quem busca desfrutar da aposentadoria. Entre heranças culturais que misturam povos indígenas, europeus e norte-americanos, o país tem uma combinação excelente de cultura e qualidade de vida.
Outros benefícios são:
O visto necessário para os aposentados é o de residência permanente e, neste caso, é necessário comprovar renda suficiente para se sustentar financeiramente no país.
Um queridinho da América do Sul, o Uruguai é uma mistura perfeita para quem busca hospitalidade, segurança e saúde gratuita de primeira.
Outros pontos positivos são:
É importante ressaltar que o custo de vida no país não é dos mais atrativos, sobretudo nas cidades maiores.
Porém, o custo com saúde será baixíssimo, então coloque tudo na ponta do lápis e, se fizer sentido para você, é só solicitar o seu visto de residência permanente.
Esperamos que com nossa lista você encontre o destino perfeito para descansar e desfrutar da aposentadoria. Afinal, esse momento é para a realização de sonhos e buscar qualidade de vida.
Caso precise de uma mãozinha para fazer os planos saírem do papel, conte com o PB Consignado. Com a gente, você encontra as melhores condições para o seu empréstimo consignado, a modalidade de crédito mais segura e com as menores taxas de todo o Brasil, podendo pagar em até 84 parcelas.
Ficou interessado? Faça agora mesmo sua simulação e se prepare para aproveitar a aposentadoria em outro país!