As festas de fim de ano são ocasiões maravilhosas para estar com familiares e amigos, comemorando a possibilidade de compartilhar as memórias de mais um ano, com seus pontos positivos e negativos, e juntos torcer por um novo ano melhor, repleto de saúde e bons momentos.
Entretanto, esses encontros de Natal e Ano Novo pressupõem alguns gastos, como alimentação, presentes e até mesmo passagens para viajar até seus entes queridos – e isso exige uma boa organização financeira.
Confira, neste post, 6 dicas excelentes para cuidar do bolso na preparação para as festas de fim de ano e comece 2025 no azul sem deixar de curtir o Natal e Ano Novo em grande estilo!
Não é incomum, ao longo do ano, ter a percepção de que os meses passaram voando e, num piscar de olhos, estamos em dezembro. E deixar para planejar o que você e sua família vão fazer durante o recesso das festas de fim de ano pode ser uma grande armadilha, pois os preços de produtos e serviços tendem a subir, e se os seus planos dependem de reservas, é possível que já não encontre vagas em restaurantes e hotéis.
Por isso, tente se planejar com a maior antecedência possível, decidindo o quanto antes se vai passar as festas em casa ou vai viajar, como serão as comemorações e, em seguida, colocar no papel todos os possíveis gastos para fazer seus planos acontecerem.
Com isso, você terá uma visão melhor das tarefas, para realizar tudo a tempo, e dos custos, conseguindo colocar as contas em dia ao longo do ano para lidar com esses gastos extras de forma mais tranquila.
Não adianta fazer um plano elaborado para o final de ano, como uma viagem para um estado ou país mais distante, sem ter a noção exata de como está a sua vida financeira como um todo no momento atual.
É claro que, se você está em uma fase de aperto financeiro, isso pode mudar ao longo do ano, mas não é recomendado contar com isso como uma certeza. Assim, procure se balizar pela sua situação atual.
Uma dica é fazer uma análise dos seus ganhos e gastos nos últimos 3 meses, encontrando um média desses valores para ter uma noção do quanto provavelmente poderá gastar com as festas de fim de ano.
Lembre-se: nunca é tarde para buscar educação financeira, portanto, procure organizar suas finanças e manter seu orçamento em dia ao longo de todo o ano. Assim ficará muito mais fácil ter um Natal e Ano Novo que combine seus desejos e possibilidades financeiras.
Tendo um plano geral de como serão as festas de fim de ano e com a análise das suas finanças atuais em dia, uma excelente maneira de se adiantar aos gastos de dezembro é guardar dinheiro durante o ano todo, fazendo uma caixinha para as comemorações.
Poupando um pouco a cada mês, você poderá ter um montante bastante significativo para custear ao menos parte dos gastos. E, caso você queira ir além, pode fazer investimentos para seu dinheiro crescer ao longo do ano, se atentando à possibilidade de resgatar em um curto prazo, a tempo de usá-lo em novembro e dezembro para colocar os planos de final de ano em ação.
Além dos gastos com alimentação, passagens, hotéis ou outros produtos e serviços que façam parte do planejamento das festas em si, os presentes de Natal acabam sendo um bom gasto.
E, para não ter sustos de última hora, faça uma lista de todas as pessoas e presentes que quer dar, anotando as faixas de preço de cada um. Assim você consegue ter uma ideia do custo total e reavaliar se muda algum item.
Uma ótima dica é fazer essa lista antes do final de novembro, pois na última semana desse mês o mercado é inundado por ótimas ofertas de Black Friday e você tem a oportunidade de comprar todos os presentes com antecedência e preços bem mais atrativos.
Mas atenção! Vale acompanhar os preços por alguns meses antes das promoções para se certificar de que realmente está comprando um produto com o melhor preço, já que muitas lojas praticam preços pouco ou nada diferentes dos valores ao longo do ano.
Com todas as fases de planejamento que indicamos nas dicas anteriores, fica muito mais fácil pagar pelos produtos e serviços das festas de final de ano à vista. Assim você não corre o risco de criar dívidas no cartão de crédito que se estendam demais no ano seguinte e ainda pode conseguir descontos com essa forma de pagamento.
Caso você utilize o cartão para ganhar pontos ou cashback, uma ótima dica é comprar tudo à vista no cartão e pagar a fatura adiantada imediatamente. Dessa maneira, você consegue os benefícios do seu cartão e não acumula gastos na fatura.
E falando em não acumular dívidas para o ano seguinte, uma dica de ouro é não se esquecer dos gastos extras de inícios de ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar e seguro do carro, por exemplo. Somando tudo isso, é comum ter um rombo no seu bolso caso você não se planeje. Portanto, coloque esses custos na ponta do lápis durante o planejamento das festas, equilibrando as finanças para começar 2025 com mais dinheiro no bolso.
Se você recebe aposentadoria, pensão ou outro benefício do INSS, também pode aproveitar o aumento do INSS em 2025 fazendo uma pré-contratação de empréstimo consignado ainda em 2024. Com isso você consegue mais margem consignável e, portanto, um empréstimo maior, já contando com o reajuste do benefício em janeiro.
Assim, você já se organiza neste fim de ano e recebe o empréstimo no começo de 2025 com o valor novo após o aumento, o que permite reorganizar as finanças pra começar o ano mais tranquilo.
Aqui, no PB Consignado, fazer a pré-contratação do seu empréstimo de 2025 é supersimples e seguro. Fique atento à nossa página oficial e não perca essa oportunidade!