Embora a qualidade de vida na terceira idade hoje seja muito melhor do que antigamente, ao longo de toda a história da humanidade há diversos exemplos de pessoas que se reinventaram depois de mais velhas.
Seja nas ciências, literatura, empreendedorismo ou artes em geral, as 5 personalidades que apresentaremos aqui alcançaram o sucesso na terceira idade e vão te inspirar a se reinventar também!
Charles Darwin é um dos nomes mais importantes das ciências até os dias de hoje, especialmente por sua proposição do conceito de seleção natural, que, em termos gerais, trata dos processos evolutivos das espécies.
Nascido na Inglaterra, em 1809, Darwin se dedicou aos estudos e às ciências durante toda a vida, mas foi apenas em 1859, aos 50 anos, com o lançamento de seu mais famoso trabalho, A origem das espécies, que o estudioso ganhou notoriedade.
Considerando que, àquela época, as pessoas viviam significativamente menos tempo do que nos dias de hoje, Darwin é um exemplo formidável de que é possível se destacar na terceira idade, graças à dedicação a um campo que seja de seu interesse.
A escritora brasileira Conceição Evaristo dedicou grande parte da sua vida à pesquisa e à docência. Nascida na periferia de Belo Horizonte em 1946, sua mãe a incentivou à leitura desde a infância, fato que com certeza influenciou Evaristo a perseguir e prosseguir nos estudos, mesmo em tempos em que precisava conciliá-los com o trabalho como empregada doméstica.
Com mestrado e doutorado voltados à literatura, Conceição Evaristo deu aulas em diversas instituições renomadas, nacionais e internacionais e, é claro, dedicou-se também a escrever literatura em prosa e poesia.
Seu primeiro romance, Ponciá Vicêncio, foi lançado aos 57 anos, embora a autora já houvesse lançado outras obras. Seu nome finalmente foi elevado ao merecido status que tem hoje apenas em 2015, quando foi finalista do Prêmio Jabuti por seu livro de contos Olhos d’água, uma forte coletânea de narrativas que dá voz a personagens marginalizados e deixados de lado pela sociedade.
Continuando na literatura, outro escritor que se destacou na terceira idade foi o português José Saramago, ganhador do Nobel de literatura em 1998, aos 76 anos.
O primeiro romance do escritor a ter sucesso de crítica e vendas foi Memorial do Convento, lançado aos seus 60 anos. E sua obra mais famosa no Brasil, Ensaio sobre a Cegueira, foi escrito quando Saramago já tinha 73 anos, provando que a experiência e a sensibilidade artística podem ser uma combinação poderosa.
A famosa apresentadora de TV, Palmirinha, chegou às telas apenas aos 63 anos, quando participou de um quadro em que mostrava como criou seus filhos vendendo doces e salgados.
A desenvoltura, simpatia e os dotes culinários de Palmira Nery da Silva Onofre chamou a atenção de Ana Maria Braga, que abriu espaço em seu programa e, com isso, nos presenteou com a presença dessa personalidade alegre e cheia de vida por muitos anos, sendo reconhecida como uma das maiores culinaristas de TV do Brasil já na terceira idade.
Talvez você não conheça este nome, mas com certeza conhece o legado de Ray Kroc, pois ele é nada mais, nada menos que o idealizador da franquia McDonald’s, uma das maiores redes de fast food do mundo.
Em 1954, quando já tinha 52 anos e após já ter se dedicado a diversas atividades, Ray conheceu a lanchonete dos irmãos Maurice e Richard McDonald e teve o faro para perceber que o sucesso local daquele empreendimento poderia se expandir.
Graças a esse espírito empreendedor, Ray Kroc fechou negócio com os irmãos McDonald e passou a vender franquias da lanchonete nos Estados Unidos, e aí deu-se o início da bem-sucedida história da rede de fast food mundialmente conhecida que tantos brasileiros amam.
Viu como nunca é tarde para se reinventar? Alcançar o sucesso na terceira idade foi possível para essas 5 personalidades e para muitas outras pessoas. Esperamos que esses exemplos tenham te inspirado a ir atrás dos seus sonhos em qualquer idade!
Aqui, no blog do PB Consignado, estamos sempre trazendo notícias, informações e dicas para que você explore o melhor da vida após a aposentadoria.
Que tal ler também o nosso artigo sobre os benefícios de voltar a estudar na terceira idade? Nos vemos lá!