Descubra os erros financeiros mais comuns de dezembro e saiba como evitá-los para começar janeiro com o orçamento em dia.

Dezembro, mês do Natal, do Ano-Novo, das férias escolares… haja dinheiro, não é mesmo? A combinação desses elementos, se não organizada, pode resultar em desastre. Continue a leitura para entender quais são os erros financeiros mais comuns nessa época e entre em janeiro com o orçamento livre das dívidas.
Poder dar presentes para os amigos e familiares é muito legal, mas lembre-se de que, se o dinheiro está apertado, o importante é a lembrança. Veja como você pode se preparar:

Janeiro pode ser um dos meses mais caros do ano: matrícula e material escolar, IPTU, IPVA… Não deixe para se lembrar desses gastos só quando o mês chegar — aí você já gastou tudo em dezembro. Confira como organizar:
Em dezembro os anúncios e promoções não param, né? Um erro comum é o de cair nas propagandas, que são muito chamativas, e gastar mais do que o bolso permite. Como evitar:
Além dos gastos já programados, existem aqueles que, muitas vezes, não são levados em consideração — como roupas novas, pequenas viagens, celebrações com outros círculos sociais além da família, entre outras coisas. Como evitar:
Verificar em que pé está a fatura do cartão de crédito é muito importante. Dessa forma, você não se perde nos cálculos e não passa dos limites na hora de fazer as compras de fim de ano. Como evitar:
O mês de dezembro não precisa ser de descontrole financeiro, basta planejar e prestar atenção nos seus gastos! Aqui no Paraná Banco oferecemos diferentes possibilidades para quem precisa de crédito extra para passar as festas com muita tranquilidade, como o Crédito do Trabalhador e a antecipação do Saque-Aniversário FGTS. Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo que conta 3 vantagens de contratar o Crédito do Trabalhador. Vemos você lá!