O sono é de extrema importância para nossa saúde, mas pode sofrer muitas mudanças conforme nossa idade avança: a insônia em idosos é muito comum, mas também perigosa.
Continue a leitura e confira os 5 cuidados com sono na terceira idade para ter melhor qualidade de vida!
É muito comum ouvir que o “sono é reparador”, e isso tem um motivo: é quando estamos dormindo que nosso organismo se autorregula, equilibrando hormônios, fortalecendo o sistema imunológico e também trabalhando em nossa memória.
Ao dormir profundamente, os acontecimentos do dia a dia são consolidados, sendo transformados em memória de longo prazo. Além disso, um sono de qualidade também ajuda a diminuir sintomas de estresse e ansiedade, podendo ter impacto direto em doenças, como diabetes e hipertensão.
Por isso, cuidar do sono é essencial em todas as fases da vida, mas sobretudo na terceira idade, quando estamos mais vulneráveis a mudanças e com menor tempo de resposta do nosso corpo.
Algumas mudanças simples na rotina podem ter grande impacto positivo no sono dos idosos. Confira a seguir!
Higiene do sono é o nome dado a uma rotina saudável antes de dormir, que envolve ir preparando o corpo para esse momento de desligar. Isso pode ser feito ao:
Um sono fragmentado costuma ser menos reparador, por isso, é essencial pensar em formas para que o sono seja o mais constante possível. Um exemplo é o caso de idosos incontinentes, que podem acabar tendo que se levantar e trocar os lençóis caso não consigam segurar a urina.
Assim, é interessante tratar esse tipo de condição, além de adotar estratégias, como o uso de fraldas no nosso exemplo, para minimizar o impacto no sono.
Para algumas pessoas esse relaxamento pode vir de tomar um banho quente logo antes de se deitar, enquanto para outras ler um livro é o suficiente para diminuir o ritmo. Também é válido tentar a meditação que, entre outros benefícios, costuma ajudar no relaxamento antes do sono.
Manter uma boa alimentação é vantajoso a qualquer momento da vida, pois isso significa que o organismo vai funcionar da melhor forma possível. No entanto, prestar atenção na alimentação também pode ajudar muito no sono: o consumo de cafeína e açúcar pode prejudicar significativamente a hora de dormir.
Além disso, fumar também tem um efeito parecido, ativando regiões específicas do cérebro, o que não é interessante na hora de dormir. O cigarro deve sempre ser evitado, pois apresenta muitos riscos à saúde, inclusive ao sono de qualidade.
Antes de dormir, ao se deitar na cama, é comum que a gente fique um tempo pensando em como vai ser o dia seguinte – e, consequentemente, nos problemas que temos que resolver. No entanto, isso pode prejudicar o seu sono: a preocupação te mantém alerta, e é muito pouco provável que você vá conseguir resolver qualquer coisa agora, na hora de dormir.
Por isso, tente não pensar nessas situações e faça o possível para desligar a mente de verdade. No dia seguinte, com a luz do dia e a cabeça fresca, as soluções podem vir muito mais facilmente.
O sono é essencial para a manutenção da boa qualidade de vida, então é superimportante prestar atenção nos cuidados com o sono na terceira idade. Esperamos que, com a nossa lista, você consiga diminuir o ritmo à noite e ter um sono bastante reparador.
Aqui, no blog do PB Consignado, nos importamos muito com sua saúde e bem-estar e, por isso, estamos sempre trazendo posts como este para auxiliar você. Que tal ler sobre quais são as doenças mais frequentes nos idosos no inverno para saber como se proteger? Te esperamos lá!