O WhatsApp com certeza se tornou um dos aplicativos mais importantes e utilizados para comunicação nos dias de hoje. Com isso, chamou a atenção de criminosos, que passaram a utilizar o app para tirar vantagens dos usuários através de golpes.
Embora o aplicativo tenha um grande compromisso com a segurança, golpistas acabam utilizando o WhatsApp para lesar os usuários utilizando manobras que exploram a sua boa-fé. É o que chamamos de engenharia social, uma maneira de manipular as pessoas para que compartilhem informações e dados pessoais com criminosos.
Mas não se preocupe! O próprio programa tem ferramentas que ajudam a garantir a sua segurança. Para conhecê-las, continue conosco neste artigo e veja as 3 dicas essenciais para proteger seu WhatsApp.
Como dissemos, os golpes nos quais os criminosos utilizam o WhatsApp são baseados em engenharia social, ou seja, os próprios usuários são induzidos a compartilhar seus dados. Para isso, o conteúdo e a forma do discurso usados na mensagem são essenciais.
Em geral, os criminosos entram em contato com usuários do aplicativo, se passando por um funcionário ou representante de empresa ou instituição reconhecida e apresentam um problema que o usuário precisa resolver com urgência. Esse tom alarmante acaba fazendo a pessoa tomar decisões imediatas e impensadas. É aí que mora o perigo.
Usando essa estratégia, os golpistas conseguem clonar o aplicativo do usuário e, então, utilizá-lo para entrar em contato com seus conhecidos, se passando pela vítima, e fazer os mais diversos tipos de pedidos, sempre envolvendo uma transferência ou depósito em dinheiro.
Primeiramente, os fraudadores precisam acessar o WhatsApp da vítima em outro dispositivo e, para isso, precisam de um código de seis números que é enviado por SMS para o celular da pessoa.
Para conseguir esse código, eles costumam ligar para a vítima fingindo ser um funcionário de uma empresa ou serviço conhecido solicitando o código recebido no SMS.
A engenharia social é efetiva justamente porque trata de argumentos convincentes. Como a vítima acredita estar falando com uma empresa idônea, acaba passando o código para o suposto funcionário.
Assim, os golpistas conseguem o acesso à conta do usuário em outro aparelho e se passam por ela, contatando seus amigos e familiares e pedindo dinheiro. Como acreditam estar falando com um conhecido, as pessoas fazem a transferência, sem sequer suspeitar.
Entretanto, como dissemos, o próprio WhatsApp tem recursos simples e efetivos para ajudar a evitar que você caia em um golpe como esse.
Está com seu smartphone em mãos? Pois pegue ele agora mesmo e vamos, juntos, configurar o seu WhatsApp para deixá-lo mais seguro!
Ativar a confirmação em duas etapas significa que, para acessar a sua conta do WhatsApp em outro dispositivo, será necessária uma senha de 6 dígitos – assim, mesmo que os golpistas consigam o código enviado por SMS, ainda precisarão dessa senha, criada pelo próprio usuário.
Veja o passo a passo:
Prontinho! Agora você já está com a confirmação em duas etapas ativada.
Mas lembre-se de que, caso receba um e-mail de redefinição da sua senha de duas etapas sem ter solicitado, não clique no link do e-mail, pois provavelmente a solicitação foi feita por golpistas.
A maior parte dos smartphones hoje em dia já têm ferramentas de desbloqueio biométrico, usando a sua digital ou o seu rosto, por meio de uma leitura no próprio telefone.
Caso o seu smartphone tenha essa função, basta ativá-la para o WhatsApp também. Assim, somente você terá acesso às suas mensagens.
Segue o passo a passo:
Está feito! Agora o seu WhatsApp só vai abrir quando você usar a biometria, seja com a digital ou com a leitura facial. Assim você fica muito mais seguro.
O WhatsApp Web pode ser acessado no computador, diretamente do seu navegador de internet, facilitando bastante o uso enquanto você está trabalhando, por exemplo.
E a boa notícia é que, se você ativar a biometria no WhatsApp no seu celular, seguindo os passos que demos ali acima, o acesso à versão web do aplicativo também solicitará a sua biometria no seu aparelho móvel.
Assim, mesmo que os golpistas tentem acessar sua conta pelo computador, a tentativa será frustrada.
Viu como não é tão difícil garantir mais segurança na hora de usar o WhatsApp? Em poucos passos você fica muito mais seguro!
E outra maneira de se proteger é estar sempre informado a respeito dos golpes que estão sendo difundidos por aí, afinal, os criminosos estão sempre buscando novas brechas para tirar vantagem das pessoas.
Aqui, no PB Consignado, estamos sempre trazendo as informações mais importantes e completas para você cuidar da sua segurança. É só ficar sempre de olho!