O 13º do INSS é um direito adquirido de milhares de brasileiros, como aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto. Em geral, o pagamento desse salário extra é feito em duas parcelas, normalmente nos meses de agosto e novembro.
Entretanto, nos últimos anos, a partir de 2020, o 13º tem sido antecipado. Isso se deve especialmente à pandemia de covid-19, que trouxe muitas dificuldades a todos os brasileiros – o que justificou a necessidade de adiantar o pagamento.
Com isso, você deve estar se perguntando se agora, em 2023, também haverá a antecipação do 13º salário do INSS, certo? Continue a leitura deste artigo para saber!
Segundo a legislação, têm direito ao 13º salário do INSS as pessoas que receberam ao longo do ano o benefício previdenciário de aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-invalidez ou pensão por morte.
É importante notar que outros benefícios, como BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e RMV (Renda Mensal Vitalícia), embora sejam pagos pelos INSS, não dão direito ao 13º.
Como dissemos, as antecipações do 13º salário do INSS nos últimos anos se deveram a uma tentativa de auxiliar os beneficiários em meio à crise econômica causada pela pandemia de covid-19. Portanto, esse adiantamento foi feito em caráter de exceção, sendo viabilizado por meio de decretos federais.
Embora o país ainda esteja vivenciando uma fase economicamente delicada, o período mais alarmante em relação à pandemia vem sendo gradualmente atenuado, graças às políticas sanitárias e à vacinação extensiva.
Consequentemente, tem sido possível retomar as atividades econômicas, o que já propicia uma melhora significativa no quadro econômico do país. Aliada a isso, a passagem de governo também traz grandes mudanças, que ainda estão sendo delimitadas neste início de mandato.
Considerando este quadro, ainda não há uma proposta de antecipação do 13º salário do INSS para 2023. Mas isso não impede que, ao longo do ano, essa medida seja cogitada e colocada em ação.
Portanto, vale a pena ficar atento às notícias que saem a respeito. E, para isso, nós, do PB Consignado, estamos sempre trazendo as informações mais importantes sobre esse e outros temas. Basta ficar conectado conosco!
Além disso, caso não haja o adiantamento do 13º do INSS e você esteja precisando de uma ajuda para manter suas contas no azul, lembre-se de que, como beneficiário do INSS, você tem direito a contratar um empréstimo consignado.
Essa modalidade de crédito é a mais segura e com as menores taxas de juros no Brasil. E conosco você consegue parcelar o seu consignado em até 84 vezes. Ficou interessado? Então, faça já uma simulação em nosso site.