60 anos ou mais: confira 10 profissões ideais para a melhor idade

60 anos ou mais: confira 10 profissões ideais para a melhor idade

Precisa de ideias para continuar trabalhando na melhor idade? Confira o post com as 10 melhores profissões para essa faixa etária.
25.5.2023
10 minutos
60 anos ou mais: confira 10 profissões ideais para a melhor idade

Chegar à melhor idade não significa que é hora de pisar no freio e pausar a sua vida. Com a expectativa de vida dos brasileiros e do restante do mundo cada vez maior, é importante se manter ativo.

Assim, caso você já tenha se aposentado e queira voltar a trabalhar ou ainda não tenha tido sua aposentadoria concedida, preparamos este post com as 10 profissões ideais para quem já passou dos 60. Vamos lá?

As 10 profissões ideais para a melhor idade

Quer você esteja procurando trabalho depois dos 60 porque ainda precisa de um salário para se manter ou porque não quer ficar parado, é fato que o mercado pode ser um pouco menos receptivo com os mais velhos.

No entanto, hoje em dia tem sido cada vez mais comum encontrar vagas específicas para pessoas acima de 50 anos, por exemplo. Além disso, algumas áreas são mais interessantes para quem já tem mais bagagem.

Outro ponto a ser levado em consideração é que as pessoas na melhor idade tendem a ter menos disposição física que os jovens, assim, um trabalho que exija ficar muitas horas de pé pode não ser tão vantajoso.

Na lista que trouxemos neste post buscamos juntar vários fatores: experiência, tempo de vida, nível de exigência, receptividade do mercado e mais. Confira!

1. Consultor

Ter chegado à melhor idade significa que você já viveu toda uma vida e acumulou bastante experiência em diversas áreas. Uma ideia interessante é usar toda essa experiência ao seu favor ao oferecer consultorias.

Aprender com os mais velhos é uma boa tática, pois pessoas e empresas podem evitar cometer os mesmos erros que os outros já cometeram e ainda aprender dicas e às vezes até mesmo atalhos para realizar determinadas tarefas.

Assim, atuar como consultor é uma excelente opção: você pode ser vinculado a uma empresa ou, ainda, ser consultor independente. O que vale é usar a sua experiência anterior da carreira para ajudar pessoas e empresas a atingirem seus objetivos.

2. Professor

Seguindo a mesma linha da consultoria, a ideia de se tornar professor na melhor idade vem do fato de a pessoa ter muito conhecimento a compartilhar.

Nesse caso, no entanto, caso queira ser professor de alguma escola ou faculdade, é necessário ter os cursos exigidos pelas instituições – em geral, uma formação em pedagogia ou áreas relacionadas, para nível básico, e uma pós-graduação, para nível superior.

Agora, se você quiser aproveitar a tecnologia e oferecer o seu conhecimento em um curso próprio em plataformas online de ensino como Hotmart, Udemy e outras, o seu currículo e experiência profissional acumulados ao longo da vida já são suficientes.

3. Empreendedor

Outra ideia interessante para a melhor idade é empreender. Se ao longo da vida você teve várias ideias, mas sempre se deparou com falta de tempo ou recursos para conseguir colocá-las em prática, o momento pós-60 pode ser bastante vantajoso.

Caso já seja aposentado, você pode contar com a renda do INSS e reservas financeiras que fez para se manter enquanto começa um negócio só seu. Além disso, todo aposentado tem direito a contratar empréstimos consignados, uma modalidade de crédito com juros superbaixos que pode ser exatamente do que você precisa para tirar a sua ideia do papel.

4. Síndico

O síndico é o profissional responsável por manter o bom-funcionamento de um condomínio residencial ou comercial, administrando todas as áreas do edifício e garantindo a segurança e bem-estar dos condôminos – sejam eles moradores ou funcionários.

Hoje em dia, nos prédios residenciais, está cada vez mais comum a contratação de síndicos profissionais, isto é, uma pessoa que não mora no condomínio, mas é contratada para trabalhar em sua administração.

Assim, você pode tanto ser síndico do seu próprio condomínio como buscar ser síndico profissional de um imóvel residencial ou comercial.

5. Zelador

Já o zelador é o profissional contratado para coordenar a rotina do condomínio, fiscalizando o uso correto das áreas comuns, verificando o bom-funcionamento de instalações elétricas e hidráulicas e gerindo os outros funcionários do condomínio, como equipes de manutenção e limpeza.

Também é trabalho do zelador acompanhar reformas e obras e dar suporte a moradores ou locatários de um conjunto comercial.

O zelador pode tanto trabalhar em imóveis residenciais como comerciais, da mesma forma que o síndico.

6. Franqueado

Uma ideia interessante para a melhor idade é ter uma franquia de um negócio. Apesar de o franqueamento não deixar de ser uma forma de empreender, há algumas diferenças: sendo franqueado, o profissional não precisa criar um negócio do absoluto zero e pode contar com o apoio da marca que está franqueando.

Assim, caso você tenha disposição e recursos, mas poucas ideias para um negócio próprio, abrir uma franquia pode ser bastante interessante para se manter ativo e gerir uma empresa.

Além do mais, também é possível abrir uma microfranquia, que são negócios que precisam de um investimento inicial menor, podendo variar de R$ 5 mil a R$ 105 mil, a depender do segmento e da marca.

7. Representante comercial

Essa é a profissão ideal para quem é bom de comunicação, tem experiência com vendas e costuma ser bastante persuasivo.

Você pode unir toda a sua experiência profissional passada a essas habilidades e buscar representar um produto ou serviço que tenha a ver com o que você domina.

Aqui vale tanto oferecer suporte aos clientes da empresa que representa ou ajudar na gestão do relacionamento deles com a marca.

8. Corretor

Trabalhar com corretagem na melhor idade é uma opção interessante, porque muito do trabalho pode ser feito a distância e o profissional tem certa flexibilidade. Além disso, se conseguir uma boa cartela de clientes, pode tirar uma renda expressiva.

Há dois tipos de corretores, os de imóveis e os de seguros. Cada uma das áreas exige um curso específico antes de liberar que o profissional atue, mas é bastante simples.

Para se tornar corretor de imóveis, basta:

  • ter mais de 18 anos e ensino médio completo;
  • formação no TTI, curso Técnico de Transações Imobiliárias.

Para se tornar corretor de seguros, basta:

  • obter certificação da ENS (Escola de Negócios e Seguros);
  • inscrever-se no IBRACOR, instituição autorreguladora dos corretores de seguros.

9. Escritor

Ser escritor envolve tanto ter criatividade como ter bagagem para usar nas histórias que serão contadas. A pessoa que está na melhor idade certamente tem muita experiência de vida para compartilhar através dos seus escritos.

Você pode, então, buscar ser escritor de livros literários ou não ficção ou, ainda, se tornar redator para alguma empresa, usando seu conhecimento técnico para ajudar o negócio a atingir seus objetivos de marketing.

10. Fotógrafo

A fotografia é uma atividade que permite que o profissional se desloque pelo mundo e conheça diversas pessoas e culturas diferentes.

Assim, é possível unir o gosto por viajar e aventura ao trabalho, registrando tudo isso em belas imagens.

Não é necessário ter nenhuma formação para ser fotógrafo, embora cursos de fotografia e edição de imagem sejam recomendados para que a pessoa saiba aproveitar o equipamento da melhor forma e conseguir bons resultados.

Esperamos que com nossas dicas de 10 profissões ideias para a melhor idade você tenha sentido a inspiração necessária para continuar na ativa e ganhando seu dinheiro.

Aqui, no blog do PB Consignado, trazemos informações relevantes e dicas valiosas constantemente. Por isso, fique ligado e não perca nada. Até a próxima!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.