14º salário do INSS não será pago em 2022

14º salário do INSS não será pago em 2022

O 14º salário do INSS não será pago em 2022. Confira no artigo como está o processo de aprovação da medida e quando esperar o pagamento.
9.6.2022
4 minutos
14º salário do INSS não será pago em 2022

Desde 2020, vem-se falando sobre a possibilidade do pagamento de um 14º salário aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

A medida, proposta pelo governo em caráter emergencial, tem como objetivo minimizar os impactos causados pela pandemia de covid-19.

No entanto, ainda que tenha sido bem recebida, não foi aprovada e segue em processo de tramitação interna.

Quem tem direito ao 14º salário do INSS?

Todo aposentado ou pensionista do INSS terá direito ao 14º salário, quando este for aprovado:

  • aposentados;
  • beneficiários de pensão por morte;
  • beneficiários de auxílio-doença (por incapacidade temporária);
  • beneficiários de auxílio-reclusão;
  • beneficiários de auxílio-acidente.

Importante: beneficiários de BPC, pensão mensal vitalícia, auxílio suplementar por acidente de trabalho e amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural não têm direito ao 14º salário.

Quando o 14º salário será pago?

Havia muita expectativa por parte do público para que o 14º salário do INSS fosse pago ainda em 2022. Contudo, como a medida ainda não foi aprovada, é seguro dizer que o pagamento não acontecerá em 2022.

Como ainda dependemos de aprovações internas, não é possível prever com segurança quando o pagamento será de fato realizado. A expectativa será transferida para o próximo ano, 2023, mas tudo depende de como o processo correrá.

O que ainda falta para o 14º do INSS ser aprovado?

Desde 2020, o projeto de lei está tramitando na Câmara dos Deputados. No entanto, está paralisado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara desde dezembro de 2021 devido ao recesso do Parlamento.

Em 3 de fevereiro de 2022, foi apresentada pela diretoria uma proposta para incluir o projeto na pauta para discussão, mas que, na época, foi recusada. Com isso, o projeto ainda precisa passar pela CCJ para, só então, ir ao Senado para votação e, em seguida, ser aprovado pelo presidente.

Considerando que 2022 é ano de eleições presidenciais, dificilmente o projeto terá prioridade e será encaminhado com rapidez. Assim, a expectativa é de que ainda demore um pouco para a pauta ser priorizada e evoluir.

Caso você esteja precisando de um dinheiro extra e estivesse contando com o 14º do INSS para fechar as contas no azul, talvez seja o momento de considerar a contratação de um empréstimo consignado.

É uma modalidade de empréstimo de baixo risco, com as menores taxas de juros do mercado, e que tem ajudado diversos brasileiros em momentos de aperto.

Com a gente, do PB Consignado, você consegue uma contratação segura e 100% online, sem a necessidade de abrir uma conta ou sair de casa, e o pagamento pode ser realizado em até 96 parcelas.

Ficou interessado? Acesse nosso site e saiba mais.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.