Novo comando do Exército Brasileiro: tudo o que você precisa saber

Novo comando do Exército Brasileiro: tudo o que você precisa saber

Quem é o novo comandante do Exército Brasileiro? Quais são os planos para a instituição? Saiba tudo sobre Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.0
10.5.2021
5 minutos
Novo comando do Exército Brasileiro: tudo o que você precisa saber

No mês de abril de 2021, aconteceram, de maneira simultânea, três grandes movimentações no comando das Forças Armadas do Brasil. Os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica deixaram o cargo à disposição do presidente da república no mesmo dia. Dessa maneira, a troca no comando do Exército aconteceu no dia 20 de abril, no Clube do Exército, em Brasília. O evento manteve a tradição da passagem de comando e contou com a presença de Jair Bolsonaro, e de autoridades civis e militares.

Neste artigo, você vai saber tudo o que aconteceu nesta troca e quem é o novo comandante do Exército Brasileiro.

Mudança no comando do Exército

O General de Exército Edson Leal Pujol transmitiu o cargo de comandante da instituição ao General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Pujol realizou um discurso em que lembrou o trabalho realizado durante o tempo em que esteve no comando da instituição. Também agradeceu todos os militares que contribuíram para o seu comando e para o Exército Brasileiro. Confira um trecho do seu discurso:

“Passados pouco mais de dois anos, posso afirmar, convicto, que encerro um capítulo marcante de minha vida pessoal e profissional, rico de experiências e pleno de realizações. (…) A vocês todos, homens e mulheres, civis e militares, integrantes da Força Terrestre, agradeço a excepcional dedicação. Vocês são credores da minha eterna gratidão e do meu sincero reconhecimento pelo brilhante desempenho, pela superação de obstáculos e adversidades, pelas missões muito bem cumpridas, pelas vitórias alcançadas e pelos objetivos conquistados”.

O novo comandante do Exército Brasileiro General Paulo Sérgio, afirmou que vai dar continuidade ao trabalho que foi realizado pelo General Pujol. Complementou dizendo que se sente horado com o enorme desafio que tem pela frente. Veja o que ele disse:

“É um desafio que a gente sabe que vai vencer com muito trabalho e com muita dedicação. Tenho uma ligação muito grande com a tropa e o Alto Comando do Exército. Nós estamos unidos e coesos em prol da missão constitucional da Força e, é nesse sentido que hoje eu tenho a honra de assumir o comando do Exército de Caxias”.

Como parte da tradição da solenidade, o novo comandante recebeu uma réplica da invicta espada de Duque de Caxias, patrono do Exército, das mãos do comandante sucedido. O ato simboliza e materializa a responsabilidade da assunção do comando e da condução do destino da Força Terrestre sob a inspiração dos exemplos do patrono.

Quem é o novo comandante do Exército Brasileiro?

O General de Exército Paulo Sérgio exercia o cargo de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal (DGP) em Brasília. Ele nasceu na cidade de Iguatu, estado do Ceará, em 28 de agosto de 1958. Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2018.

Em 1977, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende (RJ), tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1980. Ele também foi instrutor da Aman em três oportunidades, sendo, em uma delas, comandante do curso de Infantaria. Também em Resende, em 1994, foi subcomandante do 2º Batalhão de Infantaria de Selva. Depois, na cidade mineira de Juiz de Fora, comandou o 10º Batalhão de Infantaria Leve-Montanha.

Paulo Sérgio também tem experiência na área internacional tendo sido, por dois anos, adido militar do Brasil no México. Como general, ele exerceu os cargos de chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS), comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM); chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus-AM, comandante da 12ª Região Militar, também em Manaus.

FONTE:
Centro de Comunicação Social do Exército
Portal Metrópole

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.