menu
Empréstimo Consignado com FGTS de garantia

Empréstimo Consignado com FGTS de garantia

5 min de leitura

Aqueles que estão buscando uma alternativa de crédito para fazer uma viagem, comprar uma casa ou realizar qualquer outro sonho, com certeza já se depararam com a opção de fazer um empréstimo consignado com garantia do FGTS. Mas você sabe como funciona essa modalidade que o PB Consignado oferece? Confira com a gente!

O que é FGTS?

Antes de tudo é importante entender claramente o que é o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, o famoso FGTS. Esse fundo foi criado pelo governo em 1966 com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Por isso, todo trabalhador CLT (com carteira assinada) tem direito a esse benefício.

Como isso funciona?

Todo mês os empregadores depositam em contas na Caixa Econômica Federal (vinculadas ao contrato de trabalho do empregado) o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Assim, o FGTS é o total desses depósitos mensais. O dinheiro pertence totalmente ao trabalhador, mas existem algumas regras para sacá-lo. Até pouco tempo atrás só era possível acessar o recurso em caso de demissão sem justa causa ou no momento de adquirir a casa própria, mas em 2019 a Caixa liberou o saque do FGTS em duas novas modalidades: o saque imediato e o saque-aniversário.

Saque imediato

Todo trabalhador que tiver conta vinculada ao FGTS pode sacar o valor de até R$ 500 por conta, limitado ao saldo e que siga o calendário divulgado pela Caixa.

Saque-aniversário

Essa modalidade funciona da seguinte maneira: quem aderir pode fazer saques anuais das contas do FGTS, ativas e inativas (de empregos anteriores). O saque-aniversário não corresponde a todo o saldo da conta; apenas a um percentual que varia conforme o valor disponível. Quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar ao ano.

Mas o que isso tem a ver com o Consignado?

Recentemente a Caixa Econômica passou a oferecer uma linha de crédito aos trabalhadores brasileiros que antecipa até três anos de recursos do saque-aniversário do FGTS.

Então, o empréstimo consignado com garantia do FGTS nada mais é do que uma linha de crédito que funciona da mesma forma que o consignado tradicional (ou seja, tem as parcelas do empréstimo descontadas diretamente da folha de pagamento), mas os bancos podem consultar o valor acumulado no fundo do cliente e reservar a quantia como garantia de quitação do empréstimo.

Quais as vantagens do empréstimo consignado FGTS?

Basicamente, as vantagens são as mesmas de um empréstimo consignado convencional, pois o desconto é feito diretamente na folha do FGTS, de maneira automática. Dessa forma, é possível adiantar o saque-aniversário de três anos com essa modalidade de consignado. Outra vantagem é que você pode contratá-lo com muita praticidade, às vezes até mesmo pela internet, e também funciona como uma garantia de pagamento. Assim, pode ser mais fácil conseguir a aprovação do empréstimo.

Quais documentos são necessários para fazer um empréstimo consignado FGTS?

Geralmente, a documentação necessária para realizar empréstimos é padrão. Os bancos solicitam RG, CPF, comprovante de renda ou benefício e um comprovante de residência.

Regras

Assim como no empréstimo consignado tradicional, essa modalidade também vem com algumas regras definidas pela Lei 13.313/2016:

Limite: Existe um limite sobre o empréstimo consignado, pois ele não pode ultrapassar 30% do seu salário.

Juros: Já os juros só podem chegar ao máximo de 3,5% ao mês.

Parcelamento de pendência: Diferente do que ocorre com o consignado privado convencional, nessa modalidade existe a possibilidade de parcelar a pendência em até 48 vezes.

Dúvidas mais frequentes

É possível fazer empréstimo usando o FGTS?

Sim, é possível. Se você trabalhou ou trabalha com carteira assinada, pode usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para fazer empréstimos ou fazer a quitação de créditos já realizados.

Quem pode fazer a solicitação de um empréstimo consignado FGTS?

Apenas trabalhadores de carteira assinada podem solicitar o empréstimo consignado com garantia do FGTS.

Como solicitar?

Esse processo é totalmente digital. Basta acessar o aplicativo do FGTS e selecionar a opção "saque-aniversário" e depois "Contratação do empréstimo". Se o trabalhador decidir contratar o empréstimo, haverá uma tela para inserir sua assinatura digital.

Qual o limite de juros do empréstimo consignado no FGTS?

Os juros só podem chegar ao máximo de 3,5% ao mês.

Agora que você já entendeu como funciona essa nova modalidade e está precisando daquele crédito, conte com o PB Consignado. Aqui temos as melhores condições e uma das taxas mais baixas do mercado. Faça agora seu Empréstimo Consignado utilizando o FGTS como garantia!

Precisando de um empréstimo? Escolha o melhor.

O empréstimo PB Consignado do Paraná Banco é rápido, seguro e fácil de pagar. Experimente!

Clique aqui e faça a simulação
Como receber o Auxílio Gás?
dicas financeiras

Como receber o Auxílio Gás?

Leia mais
Bloqueio do saque extraordinário do FGTS – entenda a quem se aplica e como desbloquear
fgts

Bloqueio do saque extraordinário do FGTS – entenda a quem se aplica e como desbloquear

Leia mais

Inscreva-se para receber novidades