Como consultar seu contracheque e consignação no SIGEPE?

Como consultar seu contracheque e consignação no SIGEPE?

Guia completo de como realizar a consulta do contracheque e da consignação de empréstimo no portal do SIGEPE. Confira agora!
10.5.2021
7 minutos
Como consultar seu contracheque e consignação no SIGEPE?

Saiba como utilizar o SIGEPE para consultar todas as informações sobre contracheque e empréstimos consignados, de forma rápida e sem burocracia.

No Paraná Banco, não é só o aposentado ou pensionista do INSS que tem benefícios. O servidor público federal também pode aproveitar todas as vantagens, taxas e prazos do PB Consignado. Isso porque, assim como acontece com os aposentados, o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento, o que diminui o risco de inadimplência e possibilita as menores taxas de juros do mercado.

Para que o servidor possa acessar esta modalidade de empréstimo, ele deve possuir uma margem consignável disponível. Se você ainda não sabe como funciona a margem consignável, confira este post!

Mas, como saber qual é sua margem consignável?

Atualmente, isto pode ser feito de forma rápida e prática, acessando seu contracheque ou extrato de consignações pelo site ou aplicativo do SIGEPE. Tudo online e sem burocracia! Quer saber mais?

Então continue lendo e descubra como consultar facilmente suas informações financeiras na plataforma.

Como emitir seu contracheque pela internet?

O contracheque é, basicamente, um comprovante financeiro da sua renda mensal. Para emiti-lo pelo seu computador, siga estes passos:

  1. Acesse a guia “SIGEPE Servidor e Pensionista”, no Portal do Servidor Federal.
  2. Após ser redirecionado automaticamente, use seu CPF e senha para fazer o login no Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC). Se for a sua primeira vez ou tiver esquecido a senha, selecione a opção “Primeiro Acesso” em “Precisa de Ajuda?”.
  3. Na tela inicial você poderá visualizar, em destaque, a prévia do contracheque, relativa ao próximo pagamento.

Esta operação também pode ser realizada utilizando o aplicativo do SIGEPE, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. De qualquer uma das maneiras, é possível consultar o mês de referência, valor total dos descontos e valor líquido a receber.

Como utilizar o SIGEPE para consultar a consignação?

No SIGEPE também é possível consultar seu extrato de consignações. Este documento apresenta um panorama completo de todos seus contratos de empréstimo consignado, assim como da margem disponível. O extrato também traz todas as informações relativas aos empréstimos, como valor da dívida, número de parcelas e prazo de pagamento. Veja agora como consultá-lo:

  1. Acesse a guia “SIGEPE Servidor e Pensionista”, no Portal do Servidor Federal.
  2. Após ser redirecionado automaticamente, use seu CPF e senha para fazer o login no Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC). Se for a sua primeira vez ou tiver esquecido a senha, selecione a opção “Primeiro Acesso” em “Precisa de Ajuda?”.
  3. Abra o Painel de Controle e busque pelo serviço “Consignações”.
  4. A margem, assim como outras informações, estão disponíveis na opção “Extrato de Consignações”.

Assim como ocorre com o contracheque, também é possível realizar a consulta via aplicativo, em seu smartphone, acessando o menu “Consignação” na aba superior.

Agora que você já sabe como consultar seu contracheque e consignação no SIGEPE, é uma boa ideia manter o hábito de verificar regularmente seu extrato. Assim, é possível identificar se algum desconto ou lançamento foi feito de forma indevida e procurar os seus direitos, além de poder se programar financeiramente em relação ao pagamento de dívidas ou mesmo para contratar seu empréstimo consignado no Paraná Banco, aproveitando as melhores taxas e prazos do mercado.

Gostou? Então, após consultar seu contracheque, clique aqui e faça uma simulação para saber quanto você tem ao seu dispor no PB Consignado.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.