menu
O que é e como funciona a margem do consignado?

O que é e como funciona a margem do consignado?

5 min de leitura

Na hora de fazer um empréstimo consignado várias coisas devem ser levadas em consideração, mas a margem consignável é uma das mais importantes.

O que é a margem do consignado?

Na prática, ela é a porção da sua renda mensal que pode ser comprometida com um pedido de empréstimo. Resumindo: essa margem é o limite para desconto no benefício INSS ou contracheque.

Como calcular essa margem?

No PB Consignado, ela não pode passar de 30% do total do seu benefício ou pagamento. Para você que nunca pegou um empréstimo ter uma ideia de quanto é a sua margem consignável, basta multiplicar o quanto você recebe por mês por 0,30. Esse limite é importante para evitar uma dívida grande e garantir que mesmo com o empréstimo, você tenha uma quantia disponível para gastos básicos.

Imagem ilustrativa para O que é e como funciona a margem do consignado?

Como aumentar a margem do consignado?

A margem é estabelecida pelo Banco Central, então não é possível solicitar um aumento ou negociar. Um Projeto de Lei havia aumentado essa margem para 40%, mas sua vigência acabou em dezembro de 2020, e, portanto, em janeiro de 2021 a margem voltou a ser 35%, sendo 5% obrigatoriamente direcionados para o cartão consignado. No entanto, esta margem está relacionada ao salário mínimo, então é possível ter um valor maior da parcela caso o benefício aumente. Neste caso, é possível renegociar ou até mesmo fazer outro empréstimo.

O que é Reserva de Margem Consignável

Ao emprestar o dinheiro, alguns bancos colocam uma cláusula no contrato que obriga o cliente a reservar 10% da sua margem consignável como garantia para pagamento da fatura e anuidade do cartão de crédito, solicitado junto com o empréstimo, ou ainda fazem isso como uma venda casada, o que é ilegal. Por isso é importante ficar atento e prestar atenção antes de fechar o contrato.

Margem negativa é possível?

Quando sua margem consignável está totalmente comprometida, você é impossibilitado de fazer novos empréstimos. Essa situação é chamada de Margem Zero.

Se novos descontos obrigatórios (como pensão, por exemplo) forem adicionados a essa margem zerada, ela se torna negativa. Saiba mais sobre as mudanças no empréstimo consignado feitas pelo Governo.

Agora que você já sabe tudo sobre a margem do consignado, que tal simular um empréstimo com o PB Consignado? Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e consegue aproveitar melhor sua aposentadoria. Faça uma Simulação de Empréstimo hoje mesmo com o PB Consignado.

Precisando de um empréstimo? Escolha o melhor.

O empréstimo PB Consignado do Paraná Banco é rápido, seguro e fácil de pagar. Experimente!

Clique aqui e faça a simulação
Passo a Passo: como cadastrar no Meu INSS?
aposentadoria

Passo a Passo: como cadastrar no Meu INSS?

Leia mais
Como fazer a Prova de Vida em 2021?
aposentadoria

Como fazer a Prova de Vida em 2021?

Leia mais

Inscreva-se para receber novidades