Como fazer a Prova de Vida em 2021?

Como fazer a Prova de Vida em 2021?

Confira esse guia completo sobre o que mudou e como fazer a prova de vida em 2021.
26.5.2021
4 minutos
Como fazer a Prova de Vida em 2021?

A Prova de Vida foi uma forma que o governo achou para diminuir as fraudes no sistema previdenciário. Basicamente, o INSS pede que, anualmente, todos os aposentados e pensionistas provem que estão vivos para poder continuar recebendo o benefício. Por isso, todo beneficiário do INSS é obrigado a fazer a prova.

Publicações sugeridas para você:

Empréstimo consignado para aposentados

Empréstimo consignado para pensionistas

Afinal, como fazer a prova de vida?

Por conta da pandemia de COVID-19, no ano de 2020 os segurados do INSS tiveram que lidar com algumas mudanças em relação à prova de vida. Depois de uma longa suspensão, o Instituto passou a permitir que a prova fosse feita online. E parece que em 2021 as coisas serão parecidas: no dia 16 de março foi publicada no Diário Oficial da União uma instrução que muda o calendário divulgado anteriormente, suspendendo a prova até junho (sem bloquear os benefícios).

Até o início do ano passado, a Prova de Vida era feita em agências bancárias e apenas pessoas com dificuldade de locomoção ou com mais de 80 anos poderiam fazer a Prova em casa. Para fazer a prova o beneficiário deveria ir presencialmente ao banco em que recebe o benefício do INSS e apresentar um documento com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista).

Agora, é possível fazer a prova de vida pela internet sem sair de casa.

Prova de vida pelo celular

Para realizar a prova de vida pelo celular ou tablet, você precisa:

  • Celular ou tablet com câmera frontal conectado à internet;
  • Cadastro no Gov.Br (também chamado de login único);
  • Aplicativos Meu INSS (disponível para iOS e Android) e Gov.Br (disponível para iOS e Android) instalados no celular.

Depois disso, é só seguir o passo a passo:

Passo 1: Depois de logar no app Meu INSS (com os dados cadastrados no Gov.Br) procure a opção “Prova de Vida” na sessão “Serviços em destaque”.

Passo 2: Quando aparecer uma notificação com o título “Faça sua prova de vida” clique em “Iniciar” e depois selecione a opção “Iniciar Prova de Vida”.

Passo 3: Aprove a biometria no portal Gov.Br. Nesse passo, você vai autorizar a nova prova de vida do INSS. Depois de executar o passo 2, uma notificação automática será enviada para o celular pedindo a autorização. Clique na notificação para abrir o app Gov.Br.

Passo 4: No app do Gov.Br, clique em “Autorizações” e selecione a autorização marcada como “Pendente”. Para finalizar, é só clicar em “Autorizar” e em “ok” para a pergunta “Deseja aceitar a autorização?”.

Passo 5: Além da biometria facial, você também precisará confirmar alguns dados cadastrais. Após a confirmação de todos eles, entra a parte da biometria

Passo 6: Para começar, dê acesso à câmera do celular ou tablet para o aplicativo. Uma notificação com essa solicitação aparecerá automaticamente.

Passo 7: Depois disso, a câmera será aberta para você tirar uma foto do seu rosto. Basta seguir as recomendações que vão aparecer na tela. Quando o aplicativo capturar a imagem encerrará o processo. Pronto!

Prova de vida pelo computador

Você também pode fazer a prova pelo computador, desde que tenha uma câmera embutida ou conectada. Para isso, é só acessar o site do Meu INSS e do Gov.br e repetir o processo acima sem precisar instalar nenhum aplicativo.

Caso você não tenha celular ou tablet, não se preocupe. Ainda é possível fazer a Prova presencialmente. Basta levar os documentos mencionados acima para a agência do banco onde você recebe o benefício.

Prova de vida por telefone: é golpe

Recentemente o INSS alertou os brasileiros sobre um golpe que tem acontecido: o beneficiário recebe uma ligação, afirmando ser do INSS e oferecendo realizar o teste pela ligação. Os golpistas falam todos os dados pessoais por ligação e enviam uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo.

Fique ligado! Para realizar a Prova de Vida você deve acessar o site ou aplicativos oficiais do governo ou comparecer na sua agência bancária. Se receber uma ligação desse tipo, desligue e não passe nenhum dado.

O que acontece se eu não fizer a Prova de Vida?

Como o INSS suspendeu a Prova de Vida até junho de 2021, se você não fizer nesse período não haverá nenhuma consequência. Mas fique atento ao calendário, porque caso a suspensão não seja prorrogada e você deixe de fazer, seu benefício será bloqueado automaticamente.

O que fazer no caso da prova de vida vencida?

Nesta situação, todos os benefícios serão bloqueados. Para desbloquear é necessário ir até a agência para apresentar um documento com foto e o cartão da conta.

E se eu for residente no exterior?

O INSS suspendeu a Prova de Vida no exterior até junho de 2021. Mas de maneira geral, o processo funcionava de duas maneiras:

1. O beneficiário comparecia ao Consulado brasileiro e fazia o pedido para Prova de Vida no exterior. Depois da solicitação, a autoridade consular entregava um formulário que deveria ser preenchido e enviado ao Brasil.

2. O beneficiário baixava o formulário do INSS, preenchia, reconhecia firma e o enviava ao Brasil.

Para baixar o formulário do INSS, basta acessar o site do Instituto e procurar pela seção “Informação e Transparência” e, depois, “Assuntos Internacionais”. Em seguida, acessar a opção “Formulários para acordos internacionais” e, então, “Formulário atestado de vida para comprovação perante o INSS”.

Agora que você já sabe tudo sobre a Prova de Vida, que tal virar um cliente PB Consignado? Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda aproveita várias outras vantagens do empréstimo consignado.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.