menu
Nome limpo. Veja o passo a passo do que você precisa fazer

Nome limpo. Veja o passo a passo do que você precisa fazer

6 min de leitura

Uma das maiores dúvidas do cidadão brasileiro é acerca de como limpar o nome sujo. Imprevistos acontecem e às vezes os indivíduos acabam ficando no vermelho, mas sempre há a intenção de regularizar a situação e voltar a ter nome limpo. Se você está pensando “quero limpar meu nome, mas não sei como”, veio ao lugar certo! Listamos aqui algumas informações úteis sobre o tema.

Consulte seu CPF

O primeiro passo para limpar seu nome é saber quais são as suas dívidas, certo? Por isso, consulte seu CPF em instituições como Serasa e SPC para saber exatamente qual o valor devido e quem é o credor — às vezes, seu nome foi parar na lista de maus pagadores por algum motivo desimportante, como ter trocado de endereço e esquecido de atualizar alguma conta em seu nome.

Feito isso, fica mais fácil saber a dimensão das suas dívidas para, assim, entender o que será necessário fazer para quitá-las.

Planeje os pagamentos

A única forma de limpar o nome é quitando o saldo devedor. Por isso, depois de ter feito o levantamento de todas as suas dívidas, chegou a hora de começar a planejar como essa quitação acontecerá.

A dica aqui é entrar em contato diretamente com as instituições para quem você deve e tentar negociar o valor. Em geral, os credores oferecem melhores condições para quem se mostra interessado a pagar, seja dando um grande desconto à vista ou concedendo maior prazo para uma quitação parcelada e mais suave, que não afete tanto o orçamento familiar.

Troque dívidas caras por outras mais baratas

Uma boa estratégia é se livrar das dívidas mais caras — isto é, aquelas com taxas elevadas de juros, como o cheque especial, o cartão de crédito, um financiamento junto a um banco —, substituindo-as por outras mais baratas.

Isso é possível ao se contratar um empréstimo consignado, por exemplo. Com taxa de juros de no máximo 2,0% a.m. e prazos que podem se estender a até 84 meses, essa modalidade de empréstimo se mostra uma opção bem interessante para quem precisa quitar valores altos ou mesmo quem tem várias dívidas, ainda que de valores relativamente pequenos, e quer aproveitar para quitá-las de uma só vez.

Vale ressaltar que, como a análise de crédito para o consignado é mais simples, não é difícil de conseguir contratar mesmo estando com o nome sujo.

Limpe seu nome

Depois de ter negociado suas dívidas, o processo de retirada do seu nome das listas de proteção ao crédito é bastante rápido.

Se tiver negociado um pagamento à vista, seu nome será retirado assim que o credor receber o valor. Já caso você opte por um parcelamento, mesmo que continue com valores pendentes junto ao credor, não mais será por conta da dívida anterior — isto é, a dívida antiga foi trocada por uma nova, com valor atualizado, novos prazos e novas taxas. Assim, logo que o pagamento da primeira parcela for efetuado, a empresa retirará seu nome das listas.

Se você não para de pensar “quero limpar meu nome!” e ficou interessado pela solução do empréstimo consignado, confira aqui como ele funciona!

Precisando de um empréstimo? Escolha o melhor.

O empréstimo PB Consignado do Paraná Banco é rápido, seguro e fácil de pagar. Experimente!

Clique aqui e faça a simulação
Aumento de 5% na margem do consignado em 2021
tudo sobre consignado

Aumento de 5% na margem do consignado em 2021

Leia mais
Como conseguir empréstimo para negativado em 2021?
dicas financeiras

Como conseguir empréstimo para negativado em 2021?

Leia mais

Inscreva-se para receber novidades