menu
Saiba como usar o Meu INSS e facilite sua vida

Saiba como usar o Meu INSS e facilite sua vida

11 min de leitura

Você sabia que pode contar com mais de 90 serviços do INSS sem sair de casa? Descubra como funciona o Meu INSS e como você pode usá-lo para trazer mais agilidade, conveniência e comodidade ao seu dia a dia.

Já pensou se você pudesse ter acesso a diversos serviços do INSS sem precisar comparecer a uma agência? Se normalmente esta já seria uma grande vantagem e uma imensa economia de tempo, neste momento de distanciamento social ela se torna ainda mais importante e necessária.

A boa notícia é que o INSS disponibiliza uma enorme variedade de serviços de forma on-line, por meio do Meu INSS. Criado para oferecer mais comodidade aos segurados, ele pode ser acessado pela internet do seu computador, no site meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo para smartphones.

Imagem ilustrativa para Saiba como usar o Meu INSS e facilite sua vida

E como o nosso negócio também é facilitar a sua vida, preparamos um post especial para explicar algumas das principais funcionalidades que você pode acessar por meio deste canal digital, sem precisar sair de casa. Vamos lá?

Mais de 90 serviços a um clique de distância.

Para começar a utilizar o Meu INSS, é necessário realizar um cadastro no próprio site ou no aplicativo. Para isso, você vai precisar de alguns dados e documentos pessoais, como nome completo, data de nascimento e CPF.

A partir daí, é possível solicitar sua aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-doença, certidão de tempo de contribuição, benefícios assistenciais, pagamento de benefício não recebido, entre outros.

Olha só alguns exemplos do que você pode fazer sem precisar ir até uma agência:

• Acessar informações previdenciárias.

• Solicitar benefícios e serviços.

• Simular aposentadoria.

• Enviar documentos e acompanhar a movimentação dos pedidos.

• Consultar vínculos trabalhistas e extratos de recolhimento.

Além disso, a plataforma também dá uma mãozinha para ajudar a organizar sua vida financeira, acompanhando a data de recebimento de seu benefício e consultando empréstimos e margem consignável.

Você sabia que sua margem consignável aumentou? Veja o post que fizemos sobre este assunto e aproveite todas as vantagens de contar com o PB Consignado!

9 serviços do Meu INSS que você precisa conhecer.

No Meu INSS é possível realizar desde simples atualizações básicas de dados cadastrais até perícias médicas on-line durante o período de isolamento causado pela pandemia de coronavírus. Como as possibilidades são muitas, selecionamos algumas das principais vantagens deste canal super prático para apresentar para você. Continue lendo e confira!

1. Pedido de aposentadoria

Você pode solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição ou idade, seja urbana, rural ou de pessoa com deficiência, e acompanhar o andamento da solicitação.

2. Simulação

Com base em todas as suas informações e dados de vínculos registrados nos sistemas do INSS, a plataforma calcula automaticamente quanto tempo falta para você poder se aposentar. Se algum dado não constar no sistema, você pode incluí-los manualmente.

3. Declaração de beneficiário do INSS

O documento informa se existe ou não benefício cadastrado em seu CPF. É o famoso “nada consta” que alguns órgãos governamentais costumam exigir.

4. Extrato de pagamento e Imposto de Renda

Para abrir uma conta bancária, solicitar um crediário ou pedir seu empréstimo consignado aqui no Paraná Banco, você vai precisar de uma comprovação de que recebe o benefício e valor da renda mensal. É aí que entra este documento, necessário também para fazer sua declaração do Imposto de Renda.

5. Cumprimento de exigência

Se você receber um e-mail ou SMS informando que existe pendência em alguma solicitação, pode dar continuidade ao processo enviando diretamente pela plataforma os documentos fotografados ou digitalizados.

6. Envio de atestado médico

A plataforma também permite enviar atestado médico e realizar o agendamento da perícia, tanto para pedidos iniciais quanto para prorrogação do benefício. Durante o período de distanciamento social causado pelo coronavírus, as análises serão feitas pelo médico perito sem necessidade de exame presencial.

7. Mudança de pagamento para conta-corrente

Quem recebe por meio de cartão magnético e deseja alterar o pagamento para conta-corrente pode fazer esta mudança pelo Meu INSS.

8. Extrato de Contribuição CNIS

Em diversas situações, será necessário apresentar o CNIS. Trata-se de um histórico de toda a situação contributiva do trabalhador ou aposentado que permite saber se os recolhimentos foram feitos da forma correta pelo empregador. Na plataforma é possível obtê-lo de forma prática e rápida.

9. Extrato de empréstimos

Quer entender melhor como aproveitar todas as vantagens do empréstimo consignado? Aqui você confere a situação e histórico de seus créditos com desconto no benefício, além de saber sua margem de consignação atual, valores da parcela e prazo.

Após conferir seu extrato de empréstimos, conheça o PB Consignado e aproveite todas as vantagens que ele oferece.

Como você pode perceber, dá para fazer muita coisa pelo Meu INSS sem sair de casa. Mesmo assim, se você precisar ir a uma agência, pode encontrar a mais próxima de você utilizando o aplicativo ou acessando o site. Vale a pena conhecer todas as vantagens que a plataforma oferece!


Palavras-chave: meu inss, aplicativo inss, baixar inss, inss online.

Precisando de um empréstimo? Escolha o melhor.

O empréstimo PB Consignado do Paraná Banco é rápido, seguro e fácil de pagar. Experimente!

Clique aqui e faça a simulação
Aumento de 5% na margem do consignado em 2021
tudo sobre consignado

Aumento de 5% na margem do consignado em 2021

Leia mais
Como conseguir empréstimo para negativado em 2021?
dicas financeiras

Como conseguir empréstimo para negativado em 2021?

Leia mais

Inscreva-se para receber novidades