menu
Posso continuar trabalhando depois de me aposentar?

Posso continuar trabalhando depois de me aposentar?

5 min de leitura

Para muita gente, a aposentadoria está longe de ser o mesmo que parar de trabalhar. Se você quer ou precisa continuar em atividade, saiba qual é a melhor maneira de fazer isso.

Se você ainda não se aposentou, talvez esteja sonhando com a hora em que não vai mais precisar acordar cedo e sair para trabalhar. Mas a realidade é que, para muita gente, os planos são bem diferentes. Seja para complementar a renda ou para manter-se em atividade, diversas pessoas vão continuar trabalhando após a aposentadoria. Só então elas percebem que não sabem se isto é possível, ou quais são as características próprias desta situação. Se você também tem estas dúvidas, siga em frente porque o texto a seguir foi feito para você!

Primeiro, descubra se você é exceção

Na maioria dos casos, você pode seguir trabalhando sem nenhum problema depois de se aposentar, seja na mesma empresa ou em outro lugar. Entretanto, existem três situações em que isto não é possível.

3 casos em que você não pode receber o salário e a aposentadoria juntos:

#1

Ao se aposentar permanentemente por invalidez. Se a invalidez for parcial, você pode voltar às atividades, mas perde 50% do benefício. Se a invalidez for total, o INSS entende que não há como voltar a trabalhar.

#2

Se você for servidor público estatutário, o trabalho é automaticamente extinto com a aposentadoria. Mas, se você for celetista, pode continuar, contanto que não se enquadre nos outros casos.

#3

Ao receber aposentadoria especial, você não pode continuar trabalhando em atividades que coloquem em risco sua saúde ou integridade física. Porém, é possível trabalhar em outras atividades mais leves.

Se você não se enquadra em nenhuma destas situações e deseja seguir trabalhando após se aposentar, é preciso saber que você deverá continuar contribuindo normalmente com a Previdência Social. E, principalmente, saber que isso não irá trazer nenhuma vantagem ou fazer diferença no valor do benefício que você recebe. Pelo contrário, você irá perder alguns direitos.

Ao continuar trabalhando e recebendo aposentadoria, você perde o direito aos auxílios-doença e acidente, por exemplo, e não pode requisitar o seguro-desemprego em caso de demissão.

Por outro lado, caso você seja demitido, mesmo sendo aposentado, tem direito a receber todas as indenizações trabalhistas previstas, como dias trabalhados, férias e 13º proporcionais, com os devidos acréscimos e multa sobre o saldo do FGTS depositado pela empresa.

Falando nisso… Como fica o FGTS?

Em relação ao FGTS, existem muitas vantagens para quem quer se manter em atividade. Se você continuar na mesma empresa depois de se aposentar, tem direito a sacar todo seu fundo de garantia na Caixa Econômica e, então, continuar recebendo mensalmente este valor.

A boa notícia é que, além da empresa ser obrigada a depositar este benefício, isto deve ser feito na sua conta particular, em vez da conta na Caixa. Assim, você não precisa seguir as regras de saque e pode contar com este dinheiro mensalmente, o que acaba fazendo uma grande diferença no seu salário!

Para ficar mais fácil, você pode solicitar o agendamento mensal do saque do FGTS em qualquer agência da Caixa Econômica. Fazendo isso, ao ser depositado pela empresa, o dinheiro é transferido automaticamente para a conta que você preferir, mesmo que seja em outro banco.

Para agendar o saque mensal automático do FGTS, compareça a uma agência da Caixa com os seguintes documentos:

  1. Documento que comprove a aposentadoria, fornecido pela Previdência Social ou órgão equivalente.
  2. Carteira de trabalho que comprove o vínculo com a empresa.
  3. Documento de identificação com foto.

Agora que você já sabe que é possível continuar trabalhando e conhece melhor as vantagens e desvantagens envolvidas, pode planejar melhor sua escolha e fazê-la com toda segurança. E, por falar em segurança, lembre-se de contar com a força do Paraná Banco para ajudá-lo em todos os momentos.


Palavras-chave: aposentadoria, trabalhar, aposentado, trabalho, trabalhando.

Precisando de um empréstimo? Escolha o melhor.

O empréstimo PB Consignado do Paraná Banco é rápido, seguro e fácil de pagar. Experimente!

Clique aqui e faça a simulação
Aumento de 5% na margem do consignado em 2021
tudo sobre consignado

Aumento de 5% na margem do consignado em 2021

Leia mais
Como conseguir empréstimo para negativado em 2021?
dicas financeiras

Como conseguir empréstimo para negativado em 2021?

Leia mais

Inscreva-se para receber novidades