O que é empréstimo consignado SIAPE e como contratá-lo?

O que é empréstimo consignado SIAPE e como contratá-lo?

Se você é servidor federal, você tem diversas vantagens nesta modalidade de empréstimo. Muita comodidade e juros baixos. Entre e saiba mais!
5.10.2020
8 minutos
O que é empréstimo consignado SIAPE e como contratá-lo?

Modalidade é voltada para servidores públicos federais e oferece taxas atrativas e processos financeiros mais ágeis

Quem é funcionário público federal certamente já deve ter ouvido falar de empréstimo consignado para convênio SIAPE. Trata-se de uma das modalidades de crédito mais atrativas para os servidores federais, especialmente pela simplicidade de contratação e pelo extenso prazo de pagamento.

Compreender se o seu trabalho está entre aqueles aptos a contratar essa modalidade pode abrir as portas para uma das opções mais interessantes do mercado em termos de empréstimo, com juros mais baixos, possibilidade de receber o dinheiro na conta no mesmo dia e tudo isso sem precisar sair de casa. Vamos conhecer mais detalhes sobre o empréstimo consignado para convênio SIAPE.

O que é empréstimo consignado SIAPE?

O PB Consignado sai na frente mais uma vez e oferece uma nova opção para que você, servidor público federal, não precise nem sair de casa para contratar um empréstimo consignado. A contratação nesta modalidade pode ser feita de qualquer lugar do Brasil, e o dinheiro fica disponível no mesmo dia.

O empréstimo consignado SIAPE é voltado para servidores públicos federais civis e oferece uma série de benefícios, o que inclui taxas de juros atrativas e prazo de pagamento de até 96 meses. Além disso, não há consulta a sistemas como SPC ou Serasa, o que torna a solicitação mais rápida e cômoda.

Como acontece em qualquer empréstimo consignado, o valor da parcela é descontado automaticamente todos os meses direto na folha de pagamento. Os servidores podem fazer empréstimos com valor de parcela até 30% do valor do salário líquido – o que significa que os valores liberados podem ser consideravelmente maiores do que os recebimentos mensais.

Quem tem direito a contratação do empréstimo consignado SIAPE?

Para ter acesso ao crédito disponível nessa modalidade, é preciso primeiro cumprir alguns pré-requisitos. A lista inclui os seguintes:

  • Ter idade mínima de 18 anos; a idade máxima varia de banco para banco;
  • Ter margem consignável livre – até 30% do valor do salário;
  • Verificar se o banco em questão é conveniado com a fonte pagadora;
  • Certificar se o cargo ou categoria se enquadra na modalidade.

Para realizar o cálculo da margem consignável você precisará saber de quatro fatores: valor do salário líquido, valor do salário bruto, valor das verbas fixas e valor das verbas variáveis (se houver). A fórmula é a seguinte:

Salário líquido = salário bruto + verbas fixas – verbas variáveis

A partir desse valor, calcula-se a margem consignável disponível. Lembrando que o valor da parcela não pode comprometer mais do que 30% do salário líquido. O resultado é o seguinte:

Margem consignável disponível = salário líquido x 30% – valor da soma das parcelas atuais de outros empréstimos consignados

Como o prazo para pagamento é de até 96 parcelas, o que corresponde a oito anos, vale a pena simular múltiplas possibilidades antes de efetivar a contratação. Importante: assim como ocorre em qualquer outro empréstimo consignado, a partir do momento que você quita algumas parcelas o valor da margem livre aumenta. Isso significa que de tempos em tempos você pode renegociar seu contrato ou adquirir um novo empréstimo consignado.

Portabilidade: um diferencial do PB Consignado

O PB Consignado do Paraná Banco é o único banco que oferece a portabilidade do contrato SIAPE completamente online. Assim, os servidores públicos federais agora podem trazer seu contrato de empréstimo para o PB Consignado sem sair de casa! Podem aproveitar para refinanciar empréstimos com taxas mais atrativas e até mesmo fazer novos contratos se houver margem consignável disponível.

Tudo isso de forma totalmente digital e com a segurança e a agilidade de sempre.

Passo a passo: como contratar um empréstimo online no PB Consignado

1º passo. Acesse o site do PB Consignado para simular o seu empréstimo e realize o seu cadastro. Após esse passo, acesse o site do Sigepe e autorize o PB Consignado a ver sua margem. Dessa forma, faremos uma oferta personalizada para você.

2º passo. No site do Sigepe, acesse sua conta digitando o número do CPF e sua senha no portal.

Imagem ilustrativa do Passo 2

3º passo. Clique em Sigepe Servidor e Pensionista.

Imagem ilustrativa do Passo 3

4º passo. Clique na opção Consignações. Na nova tela, escolha Gerar autorização de Consignatária.

Imagem ilustrativa do Passo 4

5º passo. Escolha a opção Facultativo 30% – Novo contrato e renovação (Empréstimo). Em seguida, localize Paraná Banco S/A na lista.

Imagem ilustrativa do Passo 5

6º passo. Você receberá um código por e-mail. Basta utilizar esse número no site do Sigepe e pronto: a autorização foi concluída.

Imagem ilustrativa do Passo 6

Após autorizar, aguarde. O PB Consignado enviará uma mensagem por WhatsApp ou por SMS com a sua oferta de empréstimo. Com a autorização concluída você pode dar sequência ao pedido de empréstimo.

7º passo. Caso tenha margem para novos empréstimos, você receberá por SMS um link que contém a sua oferta. Acesse o link e veja o valor disponível. Se ele estiver de acordo com a sua necessidade, basta concluir o cadastro.

Com essa etapa concluída, será preciso fazer uma última autorização no Sigepe. Ela permite que o PB Consignado faça o depósito na sua conta.

8º passo. No site do Sigepe, acesse sua conta digitando o número do CPF e sua senha no portal.

Imagem ilustrativa do Passo 8

9º passo. Clique em Sigepe Servidor e Pensionista.

Imagem ilustrativa do Passo 9

10º passo. Clique na opção Consignações. Na nova tela, escolha Anuência de contrato.

Imagem ilustrativa do Passo 10

11º passo. Localize a linha em que o Paraná Banco S/A é mencionado e clique em Detalhar.

Imagem ilustrativa do Passo 11

12º passo. Serão exibidos todos os dados do contrato. Clique em Dar anuência e, depois, em Confirmar.

Imagem ilustrativa do Passo 12

Contratação online no PB Consignado

Para mais informações, acesse PB Consignado e escolha a opção “Servidor Federal”. Se tiver alguma dificuldade no processo de contratação online, conte com a gente para ajudar você a qualquer momento. E com o PB Consignado, você pode fazer tudo isso online. E caso não tenha margem, não tem problema, você também poderá fazer a portabilidade.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.