Novos idosos: a vida começa aos 60!

Novos idosos: a vida começa aos 60!

8 min de leitura

Foi-se o tempo em que o idoso era visto como um velhinho de pijamas, que vive resfriado ou sentado no banco da praça lendo o jornal. Os novos idosos brasileiros são ativos, conectados, cuidam da saúde e estão cheios de planos para o futuro.

Estudos e estatísticas comprovam: o idoso brasileiro está vivendo cada vez mais e melhor. Hoje, o Brasil conta com mais de 28 milhões de pessoas acima dos 60 anos, e este número só tende a crescer: em 2030, serão cerca de 41,5 milhões. E engana-se quem pensa que esta parcela da população irá ficar em casa, vendo o tempo passar enquanto faz tricô. Os idosos estão cada vez mais bem-dispostos e aproveitado esta nova fase da vida em plena atividade. Economicamente ativos, preocupados com a saúde e a qualidade de vida, cercados por amigos e repletos de planos, eles estão prontos para transformar a terceira idade em um novo começo.

Chegando à terceira idade com mais saúde física e financeira

O avanço da tecnologia e os ganhos nas áreas de saúde e políticas sociais, com a introdução de novas vacinas, tratamentos e exames diagnósticos mais precisos, acesso a saneamento e melhores condições de vida mudaram a realidade dos idosos. Hoje, apesar de aposentados, muitos continuam trabalhando para complementar a renda, ajudar os familiares, ocupar a mente e sentir-se mais produtivos. Ou seja: estão chegando aos 60 anos com mais saúde, informação e dinheiro. E não é pouco dinheiro, não!

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que a população brasileira com mais de 50 anos de idade possui um poder de consumo de R$ 1,6 trilhão por ano. Para você ter ideia, este é um número três vezes maior que o potencial de consumo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte juntas! E os gastos, ao contrário do que diz o senso comum, vão muito além das visitas à farmácia. Munidos de cartão de crédito e acesso à internet em seus smartphones, os novos idosos gastam com carros, roupas, cosméticos, acessórios e eletrodomésticos, entre tantas outras coisas.

Quando o assunto é lazer, os esteriótipos do dominó e do bingo também ficaram para trás. Os novos idosos têm vida social ativa, querem se divertir, viajar e estar com os amigos. Com dinheiro, boa saúde e tempo livre, eles deixaram de ser os habituais visitantes de águas termais para se tornar os queridinhos da indústria de turismo. Somente em 2019, os novos idosos foram responsáveis por cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil!

Imagem ilustrativa para Novos Idosos

O negócio é aproveitar!

A aposentadoria é uma fase em que, finalmente, as pessoas têm mais tempo para elas e podem desfrutar o tempo de forma mais tranquila. E com tantas mudanças acontecendo, o que não falta são opções para aproveitar ao máximo. Se você está prestes a chegar lá ou já é aposentado, confira algumas dicas que separamos para você curtir este novo período da vida da melhor maneira!

5 dicas para aproveitar melhor a terceira idade:

  1. Pratique atividades físicas e capriche na dieta. Abandone velhos vícios e dê as boas-vindas a um modo de vida mais saudável.

  2. Retome os estudos ou inicie algo diferente. Nunca é tarde para aprender.

  3. Dedique-se ao que você ama. Quem sabe seu hobby não vira uma fonte de renda alternativa?

  4. Forme uma rede de amigos e relacionamentos que preencham a vida de alegria nesta fase da vida.

  5. Planeje-se financeiramente para poder viajar, ir ao cinema e sair com os amigos.

Lembre-se: o Paraná Banco está ao seu lado para ajudá-lo a viver esta fase da vida da melhor forma. E você, está pronto para aproveitar a aposentadoria com toda a energia?


Palavras-chave: aposentadoria, aposentado, idoso, novos idosos.

Precisando de um empréstimo? Escolha o melhor.

O empréstimo PB Consignado do Paraná Banco é rápido, seguro e fácil de pagar. Experimente!

Clique aqui e faça a simulação
Tudo o que você precisa saber sobre o aumento do benefício do INSS 2021
pb consignado

Tudo o que você precisa saber sobre o aumento do benefício do INSS 2021

Leia mais
Fim de ano: quando é o melhor momento para usar o empréstimo consignado?
dicas financeiras

Fim de ano: quando é o melhor momento para usar o empréstimo consignado?

Leia mais

Inscreva-se para receber novidades