Portabilidade no SIAPE: como trazer seu empréstimo para o PB

Portabilidade no SIAPE: como trazer seu empréstimo para o PB

Quer fazer um empréstimo com juros baixos e ainda receber dinheiro de volta? Conheça mais sobre a portabilidade de empréstimo consignado!
12.8.2020
6 minutos
Portabilidade no SIAPE: como trazer seu empréstimo para o PB

Além de taxas de juros mais baixas você pode obter maior prazo para pagamento e crédito extra se houver margem consignável disponível

Você sabia que é possível reduzir a taxa de juros de um empréstimo consignado, ampliar o prazo de pagamento e obter um crédito extra se você transferir o seu contrato para o PB Consignado? Não tem milagre e não tem segredo e você pode fazer tudo isso online.

A portabilidade de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais é uma possibilidade que está prevista na legislação desde 2013, conforme a Resolução 4.292 de 20/12/2013. O PB Consignado sai na frente oferecendo esse serviço com contratação 100% online. Vamos entender o passo a passo de como funciona?

Portabilidade de empréstimos: como funciona?

Diversas instituições financeiras oferecem empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS e para servidores públicos federais. Porém, a taxa mensal de juros varia de uma instituição para outra. O PB Consignado atualmente tem uma das taxas de juros mais baixas do mercado – a partir de 1,70% a.m.

A legislação prevê que você pode migrar seu contrato de empréstimo consignado de uma instituição financeira para outra, desde que a taxa de juros seja igual ou menor do que a praticada no contrato vigente. Na prática, isso significa que ao optar por uma instituição com taxa de juros menor é possível reduzir o valor total da dívida.

A portabilidade de empréstimo consignado permite que o cliente recorra à instituição que apresenta hoje uma das melhores taxas do mercado. Afinal, se as taxas de juros do empréstimo consignado caíram nos últimos anos e oferecemos algumas das condições mais interessantes entre os consignados, por que pagar mais caro e deixar de aproveitar essa oportunidade?

Ampliação do prazo e margem consignável

Quando você faz a portabilidade de um empréstimo consignado para o PB Consignado é como se estivéssemos comprando e quitando a sua dívida com o outro banco em troca de um novo contrato. Isso significa que o prazo de pagamento do saldo devedor pode ser renegociado e você ainda pode refinanciar para conseguir mais dinheiro.

O melhor de tudo é que no PB Consignado toda a solicitação de portabilidade de empréstimo consignado pode ser feita completamente online. Sem sair de casa você simula as condições e autoriza a transferência de contrato. E, no final das contas, ainda pode receber um dinheiro extra ou reduzir o valor total de quitação do empréstimo.

Como simular seu empréstimo consignado no SIAPE

1º passo. Acesse a página do simulador do PB Consignado neste link.

2º passo. Escolha a opção “Servidor Federal”.

Imagem ilustrativa do Passo 2

3º passo. Escolha a opção “Siape”.

Imagem ilustrativa do Passo 3

4º passo. Digite o valor que deseja emprestar e escolha o número de parcelas: 24x, 48x, 72x ou 96x.

Imagem ilustrativa do Passo 4

5º passo. Após obter os resultados da simulação, é possível dar sequência ao processo online. Para isso, clique em “Continuar” para enviar informações extras ao PB Consignado.

6º passo. Digite o seu CPF e clique em “Aceitar e continuar”.

7º passo. Em seguida, digite seu nome e número de celular com DDD. Depois, forneça um endereço de e-mail válido.

Se você chegou até aqui, certamente já percebeu que as condições oferecidas pelo PB Consignado estão entre as melhores do mercado. Então, chegou a hora de fazer a portabilidade, ou seja, migrar o seu contato para o PB Consignado. Veja como é simples fazer isso.

Como fazer a portabilidade de um empréstimo consignado?

1º passo. No site do Sigepe, entre na sua conta digitando CPF e senha no portal.

Imagem ilustrativa do Passo 1 da Portabilidade

2º passo. Após acessar, clique em “Sigepe Servidor e Pensionista”.

Imagem ilustrativa do Passo 2 da Portabilidade

3º passo. Busque o menu “Consignações” e nele procure por “Gerar autorização de consignatária”.

Imagem ilustrativa do Passo 3 da Portabilidade

4º passo. Selecione a opção: Facultativo 30% – Novo contrato e renovação (Empréstimo). A seguir, busque pelo banco: Paraná Banco S/A.

Imagem ilustrativa do Passo 4 da Portabilidade

5º passo. Você receberá um Código por e-mail. E então é só informar esse número no site do Sigepe, clicar em Gerar Autorização. E pronto!

Imagem ilustrativa do Passo 5 da Portabilidade

6º passo. Agora, volte para o menu “Gerar autorização de consignatária”. Agora selecione a opção “Facultativo 30% – Portabilidade (Empréstimo)”. Em seguida, procure por “Paraná Banco S/A”. Selecione todos os empréstimos consignados que deseja trazer para o PB Consignado e clique em “Prosseguir”.

Imagem ilustrativa do Passo 6 da Portabilidade

7º passo. Você receberá um código por e-mail. Informe-o no site do Sigepe e clique em “Gerar autorização”.

Imagem ilustrativa do Passo 7 da Portabilidade

Após a análise da documentação, o restante do processo será concluído online em poucos dias. Você não paga nenhuma taxa para realizar a portabilidade e não é necessário ter conta no Paraná Banco para desfrutar dessas vantagens.

Simples, rápido e prático, como mudar de operadora de celular, não é mesmo?

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.