Aposentadoria com qualidade de vida? Não tem segredo!

Aposentadoria com qualidade de vida? Não tem segredo!

11 min de leitura

Ao contrário do que muita gente pensa, a aposentadoria pode ser um período empolgante e cheio de novidades. Descubra como aproveitar melhor esta fase, cuidando de sua saúde física e mental ao mesmo tempo em que cria novos hábitos.

O número de aposentados não para de crescer no Brasil. Nos últimos 7 anos, houve um aumento de 19%, chegando a 30,7 milhões de pessoas que recebem rendimentos de aposentadoria ou pensão. E este número tende a se multiplicar ainda mais. Segundo o IBGE, a perspectiva é que até 2050 a população de idosos triplique. Da mesma forma, a expectativa de vida do brasileiro está cada vez maior.

A soma destes fatores deixa bem claro: a aposentadoria é uma fase para ser vivida com intensidade e qualidade, da melhor maneira possível. Esqueça a solidão, doenças e a imagem de um velhinho na poltrona fazendo palavras-cruzadas. É hora de novas atividades, hobbies, experiências e, por que não, realizar sonhos.

Para aproveitar este momento do jeito que você merece, é fundamental buscar a melhor qualidade de vida possível. Isso significa não somente adotar novas atitudes e hábitos em relação à saúde, mas também manter uma postura positiva e preservar seu equilíbrio mental.

Não importa se você tem 50, 60 ou 70 anos. Nunca é tarde para começar a cuidar de você mesmo. Quanto antes entrar em ação, mais oportunidades você terá de aproveitar plenamente este período. Então, que tal fazer isso agora? Continue lendo e coloque em prática hoje mesmo estas dicas para viver melhor sua aposentadoria!

Imagem ilustrativa para Aposentadoria com qualidade de vida? Não tem segredo!

Mantenha as pessoas por perto.

Após a aposentadoria, é comum que muitas pessoas acabem ficando isoladas, longe dos amigos e até mesmo da família. Esta distância definitivamente não é boa para a sua qualidade de vida. O relacionamento social traz ótimos benefícios para a saúde e cria oportunidades excelentes para você se manter sempre ativo ou conectado a alguma atividade. Passe mais tempo com quem ama e mantenha o contato nem que seja por telefone. Os amigos também devem ser lembrados. Assim como você, muitos deles provavelmente estão aposentados e passando por situações parecidas.

Busque inspiração.

Basta olhar ao seu redor para perceber quanta gente está aproveitando ao máximo a aposentadoria. É exatamente neste tipo de modelo que você deve procurar inspiração. Pessoas assim mostram que é possível curtir esta fase com saúde, alegria e motivação. Mas a inspiração não vem somente das pessoas. Novas experiências, metas, sonhos a realizar, tudo isso provoca uma injeção de ânimo que vai lhe ajudar bastante. Por que viver de memórias antigas se ainda há tanto tempo pela frente para criar novas histórias? Busque atividades que gosta ou dedique-se ao que você ama, frequente ambientes diferentes, conheça pessoas, viaje. As possibilidades são infinitas!

Cuide bem da alimentação.

Durante a vida profissional, quantas vezes o almoço é substituído por um lanche devido à pressa? Aproveite que agora você tem tempo para caprichar na sua alimentação. Reduza o sódio, o açúcar e evite as gorduras ruins, já que estes são fatores que podem levar à hipertensão, diabetes ou outras doenças cardiovasculares. Substitua doces e alimentos industrializados por muitas frutas, legumes e verduras, e procure desfrutar o prazer que há em cada refeição. Esta também pode ser uma ótima ocasião para socializar e reunir a família ou os amigos.

Mantenha o corpo em movimento.

Atividade física é fundamental para manter a saúde em dia e o ânimo em alta. Além de controlar o peso e colocar você em movimento, os benefícios também incluem mais disposição no dia a dia e uma grande oportunidade para interagir com outras pessoas. Que tal natação, hidroginástica, caminhada ou até mesmo musculação? Seja qual for a sua escolha, é fundamental que você conte com o acompanhamento de um médico para aproveitar de maneira segura todos os benefícios de suas atividades.

Sua cabeça também precisa de exercício.

A saúde mental e psicológica é tão importante quanto a parte física. É ela quem vai manter você motivado, disposto e pronto para aproveitar todas as oportunidades. Por isso é fundamental treinar também sua cabeça, fortalecendo as ligações cerebrais e prevenindo a degeneração. Jogos e leitura, por exemplo, são excelentes maneiras de passar o tempo e manter a mente sã. Lembre-se também de relaxar para evitar o estresse, já que ele afeta o sono e prejudica sua saúde.

Planeje-se financeiramente.

Dívidas, contas fora de controle e um orçamento desorganizado são grandes inimigos da sua qualidade de vida. Uma vida financeira equilibrada confere a tranquilidade necessária para aproveitar sua aposentadoria com mais alegria e tranquilidade.

Para saber mais sobre educação financeira na aposentadoria, confira o post que fizemos sobre este assunto.

Cuidar da saúde, relaxar, organizar as finanças, ficar perto dos amigos e da família e manter-se sempre em movimento. Como você percebeu, ter mais qualidade de vida na aposentadoria é mais fácil do que parece. Aqui no blog você ainda encontra muito mais dicas para aproveitar esta fase da vida da melhor forma. Navegue pelo conteúdo e conte sempre com o Paraná Banco para realizar seus sonhos e viver com mais tranquilidade.


Palavras-chave: aposentadoria, qualidade de vida, saúde, dicas, organização.

Precisando de um empréstimo? Escolha o melhor.

O empréstimo PB Consignado do Paraná Banco é rápido, seguro e fácil de pagar. Experimente!

Clique aqui e faça a simulação
Tudo o que você precisa saber sobre o aumento do benefício do INSS 2021
pb consignado

Tudo o que você precisa saber sobre o aumento do benefício do INSS 2021

Leia mais
Fim de ano: quando é o melhor momento para usar o empréstimo consignado?
dicas financeiras

Fim de ano: quando é o melhor momento para usar o empréstimo consignado?

Leia mais

Inscreva-se para receber novidades