As 5 melhores maneiras de poupar na aposentadoria

As 5 melhores maneiras de poupar na aposentadoria

8 min de leitura

Para aproveitar sua aposentadoria da melhor forma, é preciso aprender a poupar seu dinheiro e fazer ele valer mais. Parece difícil? Nós vamos mostrar que economizar é mais fácil do que você imagina!

Se você já é aposentado ou está quase se aposentando, provavelmente já passou por todas as fases que envolvem o planejamento da sua aposentadoria. Quer dizer que agora é só sair gastando tudo o que economizou ou batalhou tanto para conseguir? Negativo! Continuar poupando e mantendo um controle do seu orçamento nesta fase da vida é essencial para que você possa realizar seus sonhos, como fazer aquela viagem que sempre quis, ou não passar dificuldades em um momento de aperto. Por isso, selecionamos 5 dicas que certamente vão ajudar você a chegar lá. Confira!

Imagem ilustrativa para 5 maneiras de poupar na aposentadoria

1. Siga a regra dos 50, 30 e 20

Organizar seu orçamento traz muitas vantagens. Além de manter suas contas no azul, você economiza para poder aproveitar seu tempo livre da melhor maneira e ter uma reserva de emergência para quando precisar. A regra dos 50, 30 e 20 funciona assim:

  • 50% da sua aposentadoria vai para as contas fixas, como aluguel, condomínio, alimentação, água, luz e medicamentos.
  • 30% vai para despesas variáveis, como compras e lazer.
  • 20% vai para suas economias!

2. Atenção aos investimentos

A poupança é historicamente o investimento preferido dos brasileiros, principalmente devido à segurança que ela proporcionava em tempos de inflação descontrolada. Entretanto, com as taxas de juros atuais, existem opções bem mais rentáveis e tão seguras quanto ela. Para saber qual é o melhor investimento para você, entre todos os fatores que devem ser considerados, estão dois muito importantes: tempo e utilidade marginal do dinheiro. Ou seja: o prazo até você precisar do recurso de volta e sua importância em relação ao orçamento cotidiano. Considere-os na hora de definir seu perfil de investidor e escolher como poupar. Na dúvida, fale com um de nossos gerentes. Estamos prontos para ajudá-lo ;)

3. Conheça seus direitos

Você sabia que pessoas acima de 60 anos têm desconto de 50% em atividades culturais, de lazer e esporte? E não é só isso. Dependendo do município, a partir dos 60 ou 65 anos você também não precisa pagar pelo transporte coletivo urbano, como metrô ou ônibus, e tem desconto em viagens interestaduais de ônibus ou trem.

4. Fique de olho nos remédios

É comum que, nesta fase da vida, a gente tenha mais gastos com remédios do que quando era jovem. Algumas pesquisas indicam que cerca de 42% das pessoas com mais de 70 anos tomam mais de quatro tipos de remédios. Ou seja: um grande custo mensal. Para economizar, verifique se o laboratório que produz o medicamento faz parte de algum programa de descontos. No caso de remédios de uso contínuo, eles podes chegar a até 70% do valor. Outra alternativa é considerar o Programa Farmácia Popular, que oferece medicamentos de graça ou com um grande desconto. Por último, não deixe de pesquisar, pois a diferença de preço entre as farmácias pode ser enorme. Essa pesquisa pode ser feita diretamente na internet, em sites como Clique Farma, Mais Preço e Consulta Remédios.

5. Aproveite as linhas de crédito especiais

Quem é aposentado e recebe o benefício diretamente em folha pode contar com linhas de crédito especiais. As taxas de juros são muito mais baixas e o valor da prestação, de no máximo 30% do benefício, é abatido diretamente da sua aposentadoria. Que tal aproveitar esta super vantagem para trocar os juros altíssimos daquela dívida do cartão de crédito por parcelas bem menores? Conheça o PB Consignado e veja como vale a pena!

Poupar é um hábito que pode começar a qualquer momento. Se você ainda não tem o costume de economizar, siga nossas dicas e veja como, com organização, é possível aproveitar sua aposentadoria de forma mais tranquila e feliz.

E não acaba por aí! Para receber mais dicas sobre como aproveitar esta fase da vida da melhor maneira, fique ligado aqui no blog e em nossas redes sociais :)


Palavras-chave: aposentadoria, aposentado, economia, investimento, poupar

Precisando de um empréstimo? Escolha o melhor.

O empréstimo PB Consignado do Paraná Banco é rápido, seguro e fácil de pagar. Experimente!

Clique aqui e faça a simulação
Tudo o que você precisa saber sobre o aumento do benefício do INSS 2021
pb consignado

Tudo o que você precisa saber sobre o aumento do benefício do INSS 2021

Leia mais
Fim de ano: quando é o melhor momento para usar o empréstimo consignado?
dicas financeiras

Fim de ano: quando é o melhor momento para usar o empréstimo consignado?

Leia mais

Inscreva-se para receber novidades